Palmeiras recebe três alunas do Esporte Cidadão para treinar - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
02/01/2016 - 08h29m

Palmeiras recebe três alunas do Esporte Cidadão para treinar

Agência Hoje 

Embu das Artes (Agência Hoje) - As meninas Nycole Chagas, de oito anos, Giovana Chagas, também de oito anos, e Lakchimir Campos Toledo, de 16 anos, foram escolhidas para treinar no Centro de Formação de Atletas do Palmeiras, em São Paulo. As atividades serão de ginástica artística e acrobática e começam dia 26 de janeiro.

O anúncio foi feito pelo secretário de Esportes e Lazer, Paulo Oliveira da Silva. As três alunas pertencem ao Programa Esporte Cidadão. “Esse é um projeto que tem como base a iniciação esportiva. Agora a etapa é outra, vocês irão treinar em um centro de alto rendimento", disse ele.

O prefeito Chico Brito está mantendo entendimentos com o Ministério do Esporte para que um centro desse tipo seja instalado no futuro Parque da Várzea, para facilitar o treinamento de talentos descobertos no Esporte Cidadão.

O professor do núcleo Independência, Paulo Sérgio Hernandez, está há três anos no projeto e foi o grande incentivador das meninas: “Avisei aos pais que haveria essa seleção e inscrevi as meninas. O talento sobressaiu e elas foram escolhidas entre mais de 30 alunos”, contou.

Nycole Chagas tem oito anos e já treina há aproximadamente dois com o professor Paulo. Ainda parecia não acreditar no que estava acontecendo. A mãe, Ângela da Silva, estava orgulhosa: “O professor inscreveu pois acreditou nas meninas. Estamos orgulhosos”.

Lakchimir Campos Toledo é a escolhida pelo centro do clube alvi-verde com mais idade, tem 16 anos e muita vontade de vencer: “Fui ao independência porque queria fazer algo relacionado a dança. Conheci o professor Paulo e vi a aula de ginástica acrobática. Fiz a primeira e não parei mais. Porém, tenho vontade de continuar com os estudos para concluir a faculdade de psicologia ou educação física”, afirmou.

A mais tímida das três escolhidas do grupo é Giovana Chagas, também com oito anos e prima de Nycole. Segundo sua mãe, Karen Chagas, a menina precisava se exercitar por conta de um problema de saúde: “O médico sugeriu uma atividade física. Matriculei na ginástica artística e ela se adaptou rápido. Estou muito feliz com essa nova etapa”, disse a mãe.

Desde que foi implantado na cidade, em 2009, o Esporte Cidadão já encaminhou para centros esportivos de alto rendimento cerca de 15 jovens. "Estamos vendo o resultado do nosso empenho dentro desse projeto, isso nos satisfaz muito”, disse a coodenadora do Esporte Cidadão, Juliana Dias.

Incentivo ao Esporte

Em 2009, o prefeito Chico Brito criou o programa Esporte Cidadão, um dos projetos mais democráticos que a cidade já teve na área. São 29 modalidades, em 25 núcleos de esporte espalhados pelo município. O projeto oferece desde a recreação e iniciação desportiva até o esporte de rendimento. Participam crianças (a partir de 6 anos), adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Há modalidades tradicionais como atletismo, capoeira, futebol, basquete e vôlei. Para quem gosta de esportes diferenciado, pode experimentar o badminton, o tênis e a esgrima. As lutas também são muito procuradas, em especial  boxe, caratê, taekwondo e kickboxing, tudo pensado como política pública de inclusão social, educação e cidadania.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro