Papa Francisco disse que Brasil tornou-se o centro da Igreja - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
25/07/2013 - 23h50m

Papa Francisco disse que Brasil tornou-se o centro da Igreja

Agência Brasil/Flávia Villela 
Agência Brasil/Fernando Frazão
Festa da Acolhida na orla de Copacabana reuniu mais de 1 milhão de cristãos, mesmo com frio e ameaça de chuva
Festa da Acolhida na orla de Copacabana reuniu mais de 1 milhão de cristãos, mesmo com frio e ameaça de chuva

Rio de Janeiro – O papa Francisco disse, há pouco, à multidão reunida na Festa da Acolhida, na orla de Copacabana, que o Rio de Janeiro tornou-se o centro da Igreja nesta semana. Ele agradeceu a presença dos jovens que vieram de longe para vê-lo e aos que queriam ter vindo e não puderam vir para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Vim aqui ser contagiado com o entusiasmo de vocês. A todos digo, bem-vindos a esta festa da fé”, disse Francisco. Ele agradeceu a hospitalidade dos cariocas e o apoio das autoridades federais, estaduais e municipais. "Os cariocas sabem receber bem e dar uma boa acolhida", enfatizou.

O pontífice saudou também os laicos e a todos os que foram assistir à festa. "Bem-vindos à Jornada Mundial da Juventude, a esta cidade maravilhosa do Rio de Janeiro", completou.

Francisco chegou ao palco da Festa da Acolhida a bordo do papamóvel, que tomou no Forte de Copacabana. No trajeto pela Avenida Atlântica, as milhares de pessoas que o aguardavam não se contiveram e invadiram a pista, cercando o veículo e fotogrando o papa com seus celulares e câmeras digitais. Com simpatia, o papa acenou o tempo todo para a multidão e beijou algumas crianças que foram levadas até ele.

Em frente ao palco, a temperatura, em torno de 17 graus Celsius, fria para os padrões cariocas, tornava-se alta para os que encontravam no meio da multidão. Os 4 quilômetros da orla estão tomados por pessoas vindas dos mais diversos países.

As janelas dos prédios localizados em frente à praia estão iluminadas e cheias de curiosos, que acompanham de lá o evento. A quantidade de flashes e bandeiras de diferentes países impressionam. Apesar da multidão presente e da dificuldade para caminhar entre os fiéis, muitos cadeirantes estão na festa, e o clima é de tranquilidade e cordialidade.

O peruano Miguel Polanco, que veio caminhando de Botafogo até Copacabana, com um grupo de seis amigos, disse que a energia é muito boa e que "vale o sacrifício". Ele chegou a Copacabana às 15h, depois de meia hora de caminhada, na esperança de ver o papa bem de perto.

Moradora de Cambuci, no interior do estado do Rio, Cininha Melo, trouxe um binóculo "para não perder nada" da Festa da Acolhida. “Ganhei [o binóculo] de uma afilhada ontem [24] e já experimentei em casa, dá para ver bem de longe”, disse Cininha, com o binóculo apontado para o palco, onde se encontrava o papa.

A Polícia Militar (PM) mobilizou 1.500 homens para dar segurança ao papa e aos peregrinos na Festa da Acolhida e repetirá o esquema amanhã (26), na Via Crucis, às 18h, também em Copacabana. Este é o maior efetivo usado pela PM em um evento ao ar livre e tem apoio de 30 torres de observação, como ocorre no tradicional réveillon de Copacabana. Além disso, 25 viaturas circulam pelo bairro, apoiadas por 20 motociclistas. Oitenta homens fazem a pé o patrulhamento das ruas que dão acesso à praia.

Todas as unidades do Comando de Operações Especiais participam do esquema, que inclui atiradores de elite posicionados em pontos estratégicos e o auxílio de cães farejadores.

*Colaboraram Vinícius Lisboa e Douglas Corrêa

"BOFE FÉ NA VIDA", DIZ O PAPA NA FESTA DA ACOLHIDA

Rio de Janeiro (Agência Brasil/Flávia Villela) – O papa Francisco se despediu do público que compareceu à Festa da Acolhida da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e deixou o palco do evento, na praia de Copacabana. Antes de encerrar a participação na festa, o papa pediu que os jovens tenham fé. “Bote fé, que a vida terá um novo sabor. Bote fé, bote a esperança e bote amor, tudo junto”.

Com a chuva forte e o frio, grande parte do público começou a deixar a praia de Copacabana, logo após a saída do pontífice. Os organizadores do evento, pelo microfone, procuram estimular a multidão a permanecer no local e ir saindo aos poucos, para evitar tumultos.

No evento, o papa disse que o Rio tornou-se o centro da Igreja nesta semana. Ele agradeceu a presença dos jovens que vieram de longe para vê-lo e aos que queriam ter vindo e não puderam vir para a jornada.

“Vim aqui ser contagiado com o entusiasmo de vocês. A todos digo, bem-vindos a esta festa da fé”, disse Francisco. Ele agradeceu a hospitalidade dos cariocas e o apoio das autoridades federais, estaduais e municipais. "Os cariocas sabem receber bem e dar uma boa acolhida", enfatizou.

PAPA REZOU COM CRISTÃOS EVANGÉLICOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS

Rio de Janeiro (Agência Brasil/Vinícius Lisboa) - Em sua caminhada pela comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte da capital fluminense, o papa Francisco parou em uma igreja evangélica da Assembleia de Deus e fez uma oração com o pastor e os cristãos protestantes, informou o padre Márcio Queiroz, que acompanhou o pontífice na visita à favela.

"Caminhando pela comunidade, chegamos até a igreja evangélica. Eu mostrei a ele que eles estavam no templo, e ele pediu para ir até lá para cumprimentá-los. O papa falou com o pastor e com as pessoas que estavam lá, e os convidou a rezarem um Pai Nosso", disse.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, também comentou a parada do pontífice na Assembleia de Deus. "O papa parou em frente à igreja e rezou com os fiéis da Assembleia de Deus que estavam na porta. Até eles pediram bênção. Foi um momento ecumênico, espontâneo e muito bonito", ressaltou.

Os padres também deram mais detalhes da visita de Francisco à moradia de uma família da comunidade. Segundo Federico, a casa era muito pequena, de 5 por 4 metros e estava lotada, com mais de 20 pessoas da família.

"Estavam lá todas as gerações de uma família. Foi um momento de muita comoção. Uma das coisas mais bonitas foi que todas as crianças pequenas foram ao colo do papa e ele abençoou uma por uma. No fim, todos fizeram uma oração juntos. Foi um momento de muita espiritualidade”.

O padre Márcio explicou que a casa estava cheia porque a família da dona é da Paraíba, e todos tinham vindo ao Rio para a visita do papa. Segundo ele, havia uma criança de 15 dias de vida e uma idosa de 93 anos, e o pontífice perguntou o grau de parentesco de cada um. "Como tinha medo que alguém enfartasse, tive que ligar na noite anterior e avisar que aquela seria a casa escolhida. Quando contei, ouvi um silêncio e pensei que a dona da casa tinha desmaiado", brincou o padre.

Outro detalhe da passagem do papa pela favela destacado pelos sacerdotes foi a parte em que o papa entrou em uma capela local. "Ele ficou muito comovido, e tinha lágrimas nos olhos", disse o porta-voz do Vaticano.

O padre Queiroz informou que apresentou a mãe ao papa, e disse que ela rezava diariamente por todos os sacerdotes. Segundo ele, por causa disso, ela ganhou um terço de presente do pontífice. "Ele [o papa Francisco] estava saindo da capela e voltou para presenteá-la", declarou.

PARA BISPOS, SIMPLICIDADE É A PRINCIPAL MENSAGEM

Rio de Janeiro (Agência Brasil/Vladimir Platonow) – O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, destacou a simplicidade como uma das principais mensagens do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Desde que chegou ao Brasil, o pontífice tem dado várias mostras de aversão ao luxo e à riqueza, fazendo questão de vir em poltrona simples no voo que o trouxe de Roma, abrindo mão de pratos refinados na residência oficial do Sumaré e andando pelas ruas do Rio em um carro convencional, de um modelo acessível a maior parte das famílias de classe média.

Dom Damasceno participou hoje (25) da ExpoCatólica, feira que ocorre no Riocentro para divulgar destinos religiosos, que contou com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira. “A visita do papa ao país está sendo uma bênção de Deus para o nosso povo e para os jovens de uma maneira especial. As mensagens têm sido simples, mas muito profundas”, disse o presidente da CNBB.

O religioso destacou a questão da simplicidade como uma característica central na mensagem do papa. “Até no nome ele traz um ideal, que deve iluminar o seu pontificado, que é o de simplicidade, austeridade, sobriedade, desapego a bens materiais. Riqueza, prazer e poder não satisfazem. Temos que preencher nossas vidas com outros valores, mais autênticos e mais verdadeiros. É uma lição para todos nós, para todo o Brasil, para todo o mundo. Não é pelo consumismo que vamos resolver nossos problemas. Toda política e toda economia devem estar a serviço do homem.”

Para dom Damasceno, o papa está indicando o rumo que deve nortear a Igreja brasileira daqui para a frente. “Fica uma preocupação nossa em incentivar ainda mais o trabalho com a juventude. Dar maior atenção e ouvir mais os jovens. Colaborar com eles, para que possam exercer o protagonismo, seja nas comunidades eclesiais, seja também na vida social. A juventude tem um papel a desempenhar e não pode fugir dessa sua responsabilidade. Os jovens não são apenas o futuro, são o presente de nosso país.” 

PESQUISA INDICA QUE 93% DOS PEREGRINOS QUEREM VOLTAR AO BRASIL

Rio de Janeiro (Agência Brasil/Vladimir Platonow)  – O tempo chuvoso e os transtornos com os transportes não desanimaram os peregrinos estrangeiros que vieram para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Pesquisa que está sendo feita pelo Ministério do Turismo aponta, em dados preliminares, que 93% dos visitantes de outros países disseram ter a intenção de voltar ao Brasil e que 60% deles pretendem visitar outras regiões do país. De acordo com o levantamento, feito inicialmente com 500 pessoas, 65% dos entrevistados declararam que estão no Brasil pela primeira vez.

A informação foi divulgada hoje (25) pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante a ExpoCatólica, feira que está ocorrendo no Riocentro com objetivo de divulgar roteiros turísticos religiosos no país. A pesquisa continuará sendo feita até o fim da JMJ, com um total de 4 mil entrevistados.

“Nós estamos estruturando uma política para o turismo religioso. Isto vem de uma definição de que a nossa prioridade é o turismo interno. É claro que nós queremos atrair cada vez mais estrangeiros para o Brasil, mas o mercado interno é o nosso olhar e, em curto prazo, tem as respostas que estamos esperando. O ministério precisa ajudar na divulgação do turismo religioso e transformar isso em um negócio com retorno econômico”, disse Vieira.

De acordo com o ministro, o Produto Interno Bruto (PIB) do turismo deve crescer entre 7% e 7,3% este ano, bem acima do PIB nacional, que tem crescimento previsto de 3%. Para isso, o ministério elegeu três eixos principais a fim de trabalhar com mais intensidade: turismo religioso, parques naturais e parques temáticos. Vieira citou dois eventos religiosos para demonstrar o potencial turístico. Durante o Círio de Nazaré, em Belém (PA), 2 milhões de pessoas participam da festa. E o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), recebe 12 milhões de visitantes por ano.

Para aprimorar o potencial turístico nacional, o governo federal está investindo R$ 460 milhões, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento do Turismo, para reformar, ampliar e construir centros de convenções em 11 cidades.

TRÊS PRESIDENTES CONFIRMAM PRESENÇA NO ENCERRAMENTO

Brasília (Agência Brasil) – A presidente Dilma Rousseff convidou os presidentes de todos os países da América do Sul para a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no próximo domingo (28). Até agora, três chefes de Estado sul-americanos confirmaram presença na cerimônia: os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, da Bolívia, Evo Morales, e do Suriname, Dési Bouterse, além do vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori.

O convite de Dilma aos líderes sul-americanos foi feito há cerca de duas semanas.

A presidente vai participar da missa, que também marcará a despedida pública do papa Francisco no Brasil. O papa, que chegou ao Brasil na tarde de segunda-feira (22), embarcará de volta ao Vaticano no começo da noite de domingo. O vice-presidente Michel Temer representará o governo brasileiro na cerimônia de despedida, na Base Aérea do Galeão.

A missa de encerramento da JMJ seria realizada no Campo da Fé (Campus Fidei), em Guaratiba, na zona oeste do Rio, mas, por causa das chuvas que encharcaram o terreno, foi transferida para a Praia de Copacabana. Durante a missa, o papa Francisco vai anunciar a sede do próximo encontro mundial de jovens católicos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro