Para Alemanha, fracasso em reunião sobre cota de refugiados cobre UE de vergonha - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
15/09/2015 - 09h57m

Para Alemanha, fracasso em reunião sobre cota de refugiados cobre UE de vergonha

Agência Lusa 

Berlim - O vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, disse nesta terça-feira (15) que a Europa está "coberta de vergonha" depois do fracasso, na véspera, de uma reunião ministerial, em Bruxelas, sobre a repartição dos refugiados entre os países da União Europeia (UE).

Na noite de segunda-feira (14), a Europa "cobriu-se novamente de vergonha", declarou Gabriel, que é também ministro da Economia da chanceler Angela Merkel.

"O que vivemos [na segunda-feira] ameaça a Europa ainda mais do que a crise grega", disse. "E se não chegarmos a um acordo, então as previsões orçamentárias europeias serão, a médio prazo, reduzidas".

"A Alemanha não está pronta para ser na Europa, de certa forma, o pagador (...) Todos participam quando recebem dinheiro, mas ninguém aparece quando é para assumir responsabilidades. Se isto continuar assim, é o fim das atuais condições de financiamento", lamentou o político.

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, já tinha sugerido reduzir os fundos estruturais da União Europeia aos países que rejeitem as cotas de repartição de refugiados.

"Devemos falar de meios de pressão", disse à televisão pública alemã ZDF. Os países que se recusam a rapartir cotas "são muitas vezes os países que recebem muitos fundos estruturais" europeus, acrescentou.

Na segunda-feira (14), o vice-chanceler afirmou que a Alemanha, que reintroduziu no domingo os controlos em suas fronteiras, esperava receber um milhão de migrantes e refugiados este ano, quando as previsões oficiais apontavam para 800 mil.

Os 28 estados-membros do bloco europeu, em reunião de emergência na segunda-feira à noite, em Bruxelas, não chegaram a um acordo sobre a repartição obrigatória de 120 mil refugiados.

A Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia, nomeadamente, recusaram a repartição através de cotas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro