Paraguai anuncia hoje que analisa saída definitiva do Mercosul - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
30/06/2012 - 20h04m

Paraguai anuncia hoje que analisa saída definitiva do Mercosul

Agence France Presse 
©AFP / Jorge Romero
O novo presidente paraguaio, Federico Franco (C), participa da inauguração de um mercado em Limpio neste sábado
O novo presidente paraguaio, Federico Franco (C), participa da inauguração de um mercado em Limpio neste sábado

ASSUNÇÃO, Paraguai (AFP) - O Paraguai anunciou neste sábado que analisa sua saída definitiva do Mercosul, após qualificar de "ilegal" e "ilegítima" a decisão da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) de suspendê-lo do bloco.

Segundo a chancelaria em Assunção, "na República do Paraguai não houve ou há ruptura da ordem democrática". "As instituições democráticas se encontram em plena vigência, e os direitos e liberdades estão garantidos. Portanto, não aceitamos tal decisão por ter sido adotada à margem das disposições do Tratado da Unasul".

"Nenhuma norma vigente autoriza a exclusão de um estado-membro ou de seus representantes das reuniões da Unasul", destaca a chancelaria, afirmando que a suspensão do Paraguai do organismo "não respeita a soberania ou se ajusta à vontade de construir de maneira participativa e consensual um espaço de união entre os Estados".

O ministério das Relações Exteriores afirma que a decisão de suspender o Paraguai "foi baseada em emoções políticas, ignorando o direito internacional", de forma "categoricamente ilegal e ilegítima".

"Diante destes fatos, a República do Paraguai avaliará, conforme seus legítimos direitos e interesses, sua permanência na União das Nações Sul-Americanas".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro