Paraná registra maiores chuvas dos últimos anos; 79 cidades declaram estado de emergência - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/03/2024
 
10/06/2014 - 00h24m

Paraná registra maiores chuvas dos últimos anos; 79 cidades declaram estado de emergência

Agência Brasil/Mariana Tokarnia 

Curitiba - No Paraná, 79 municípios estão em situação de emergência por causa das chuvas no estado. Somente nesta segunda-feira  (9), o número de municípios nessas condições aumentou em nove, desde o boletim divulgado nesta manhã pela Defesa Civil do estado, quando 70 estavam em situação de emergência. Do total, 77 tiveram emergência decretada pelo governo estadual e dois pela prefeitura.

Segundo a Defesa Civil, esses números ainda podem aumentar, porque, com o escoamento, as águas começam a invadir propriedades e regiões ribeirinhas.

Também nesta segunda-feira, os conselheiros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná reuniram-se para discutir e definir as ações que cada órgão do governo estadual e de outras entidades para o imediato atendimento à população atingidas pelas chuvas.

De acordo com nota divulgada pela Defesa Civil, os municípios estão sendo atendidos pelo governo do estado desde as primeiras ocorrências, com serviços básicos emergenciais, como atendimento sanitário, de saúde, segurança e resgate. A população desabrigada está sendo encaminhada para abrigos em espaços públicos.

Enquanto as chuvas não cessam, toda a estrutura do Executivo estadual está mobilizada para a campanha de doação de donativos. A Secretaria da Família e Ação Social é a responsável pela distribuição do material e dos alimentos arrecadados, em conjunto com a Provopar Estadual.

Também de acordo com informações do portal do órgão, a situação ficará mais tranquila nos próximos dois dias, período em que há previsão de chuviscos e nebulosidade variável nas regiões de Curitiba, litoral, centro-sul e no norte do estado e chuva passageira na região oeste. O sol aparece na quarta e na quinta-feira, mas deve voltar a chover no fim de semana.

Segundo o Instituto Simepar, responsável pelas previsões meteorológicas, entre os dias 6 e 8 deste mês, o volume de chuvas na região centro- sul atingiu quase 400 milímetros (mm), cerca de três vezes mais que a média histórica de todo o mês de junho.

Para fazer doações em dinheiro aos municípios atingidos pelas fortes chuvas, o Provopar Estadual colocou à disposição uma conta no Banco do Brasil: a agência é 304-4 e a conta-corrente, 25.101-1.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro