Parecer de médicos é contra aposentadoria para José Genoino - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
27/11/2013 - 16h37m

Parecer de médicos é contra aposentadoria para José Genoino

Agência Hoje 
Agência Hoje/Arquivo
Câmara não concordou com aposentadoria para José Genoino
Câmara não concordou com aposentadoria para José Genoino

Brasília (Agência Hoje*) - A Junta Médica da Câmara Federal confirmou o diagnóstico dos cardiologistas da UnB que examiram José Genoino na semana passada e decidiram que a doença dele não é suficientemente grave para justificar a concessão de  aposentadoria no momento. 

Segundo o diretor do Departamento Médico da Câmara, Jezreel Avelino da Silva, o deputado licenciado do PT de São Paulo não é portador de cardiopatia grave. Os exames foram feitos no último fim de semana, quando José Genoino estava na casa da filha, em Brasília, por determinação do STF.

“Não existe no momento invalidez definitiva, mas circunstância de ter riscos na atividade laboral”, disse o médico cardiologista Luciano Janussi Vacanti, integrante da junta médica que analisou o parlamentar. Genoino foi condenado à prisão em regime semiaberto na ação penal do mensalão.

A junta recomendou que o deputado fique em licença por mais 90 dias, contados a partir dos exames feitos na segunda-feira (25), e depois seja periciado novamente. José Genoíno entrou com o pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara em setembro último.

Segundo Vacanti, houve uma piora do quadro de Genoíno desde a análise pela perícia da Câmara em setembro por causa das tensões dos últimos dias que fizeram aumentar a pressão. Os médicos concedem entrevista coletiva para apresentar o laudo dos exames realizados no parlamentar.

Doença

No dia 24 de julho, Genoíno foi diagnosticado com uma dissecção da aorta (quando uma ou mais das três camadas da artéria se rompem forçando uma hemorragia interna) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

No hospital, ele sofreu uma isquemia cerebral leve - obstrução da circulação sanguínea no cérebro – e teve alta em 19 de agosto. Genoíno está de licença médica da Câmara até 19 de setembro.

Laudo da UnB

Nesta terça-feira (26), um laudo de cinco cardiologistas da Universidade de Brasília (UnB), a pedido do Supremo Tribunal Federal, afirmou que a cardiopatia do deputado "não se caracteriza como grave", mas recomenda que os medicamentos sejam "rigorosamente mantidos enquanto perdurar o tratamento anticoagulante".

* Com informações de Tiago Miranda, da Agência Câmara de Notícias

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro