Parque Edmundo Zanoni é boa opção de passeio e diversão - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
28/05/2015 - 22h20m

Parque Edmundo Zanoni é boa opção de passeio e diversão

Agência Hoje/Sandra Mello  
Agência Hoje/Sandra Mello
Torre de pedra, no Parque Zanoni, é ponto turístico de Atibaia
Torre de pedra, no Parque Zanoni, é ponto turístico de Atibaia
  • Apresentações de grupos típicos da cultura japonesa
  • Passeio de pedalinho no lago do parque
  • Tranquilidade e beleza

Agência Hoje (São Paulo) - O passeio mais fácil e gostoso em Atibaia é ao Parque Municipal Edmundo Zanoni. São quase 40 mil metros quadrados de área verde pertinho do centro da cidade. Um dos cartões postais mais famosos de Atibaia, junto com a Pedra Grande e o Lago do Major, atrai e agrada visitantes de todas as idades.

Por volta de 1937 o local já era conhecido como Clube de Campo de Atibaia. O lago possuía áreas limitadas que serviam de piscinas naturais para adultos e crianças. Funcionava também um restaurante que era freqüentado pela sociedade atibaiense da época.

O Parque Edmundo Zanoni possui árvores frondosas e jardins bem cuidados, um lago repleto de patinhos e carpas. Para a criançada se divertir há opções de sobra: playground, passeio de pedalinho e um interessantíssimo Museu de História Natural, com milhares de animais empalhados em exposição.

No Salão do Artesão podem ser encontrados produtos locais, as belas peças de cerâmica do artista japonês Shugo Izumi e as rendas Nhanduti ou Tenerife. O parque também abriga a sede do Grupo Escoteiros Pedra Grande.

São muitas as atrações que podem ser aproveitadas no dia-a-dia, mas o calendário de eventos é atraente o ano todo. O parque recebe o Revelando São Paulo, a Expoagro, a Festa do Pêssego, apresentações de Taiko, Bon Odori e a Festa das Flores e do Morango de Atibaia, evento que atrai mais de 100 mil pessoas a cada ano.

Vale a pena reservar um dia para visitar o local e aproveitar o belo cenário que encanta turistas e visitantes.

Museu de História Natural

Inaugurado em 1989, o Museu de História Natural Professor Antônio Pérgola é uma atração imperdível dentro do Parque Edmundo Zanoni. Possui um dos maiores acervos brasileiros de animais taxidermizados, além de esqueletos, exemplares de rochas, objetos e imagens. O museu tem como curador o biólogo Ricardo Pérgola, filho do seu fundador e guardião de uma coleção inestimável.

Além dos turistas e visitantes do parque, o museu recebe visitas monitoradas de estudantes e pesquisadores interessados em conhecer um pouco as mais de 4 mil peças do acervo. São mamíferos, peixes, aves, répteis, insetos e até fetos de diversos animais.

Shugo Izumi

Natural do Japão, Shugo Izumi veio para Atibaia em 1976, onde montou ateliê de cerâmica. Iniciou-se na arte como discípulo do famoso ceramista Toshiyuki Uezeki, na cidade de Cunha. Desde então vem criando peças de rara beleza e inspiração. São peças ornamentais e utilitárias, como vasos, bules, copos, pratos.

A cerâmica do Sr. Izumi é produzida em um forno de alta temperatura chamado Noborigama. Esse tipo de forno é originário do Japão e existem apenas cerca de vinte exemplares em todo o Brasil. O artista se envolve pessoalmente em todas as etapas, desde a escolha, coleta da argila até sua filtragem, armazenamento e secagem.

As peças, depois de moldadas, passam por um período de secagem de uma semana, sendo levadas depois ao forno, em temperatura que chega a te 1.400 graus, por 36 horas. O resfriamento é lento, durando de dois a três dias. Depois de frias, as peças são pintadas e voltam a passar novamente pelo processo de queima.

O resultado é surpreendente. A Casa do Artesão do Parque Edmundo Zanoni possui algumas peças de Shugo Izumi em exposição, mas quem quiser conhecer mais pode esticar o passeio até o bairro de Tanque e aproveitar para conhecer o ateliê do artista.

Serviço

Endereço

Av. Horácio Neto, 1.030

Bairro Loanda

Parque Municipal Edmundo Zanoni

Horário de funcionamento

Das 8:00 às 18:00 horas

Todos os dias

Entrada gratuita

Museu de História Natural Antônio Pérgola

Horário de funcionamento

Das 9:00 às 17:00 horas

Terça a domingo

Entrada gratuita

LEIA TAMBÉM

Conheça a Pedra Grande, cartão de visita da cidade de Atibaia

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro