Partido liberal ganha maioria das cadeiras do Parlamento na Líbia - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
18/07/2012 - 08h42m

Partido liberal ganha maioria das cadeiras do Parlamento na Líbia

Folhapress 
AFP
Os liberais, receberam 39 cadeiras das 80 disponíveis para partidos políticos
Os liberais, receberam 39 cadeiras das 80 disponíveis para partidos políticos

SÃO PAULO, SP, 17 de julho (Folhapress) - A coalizão liberal Aliança das Forças Nacionais obteve a maioria dos assentos do Parlamento da Líbia, informou a mídia local nesta  terça-feira. A medida é considerada uma virada entre os países que participaram dos movimentos da chamada Primavera Árabe, já que partidos islâmicos foram escolhidos no Egito e na Tunísia.

Os liberais, liderados pelo primeiro-ministro Mahmoud Jibril, receberam 39 cadeiras das 80 disponíveis para partidos políticos. Em segundo lugar, ficou os representantes da Irmandade Muçulmana, com 17 deputados. Outros partidos ficaram com 24 postos.

O Parlamento líbio é composto por 200 representantes, sendo 120 de agremiações independentes. Ainda não se pode definir uma tendência política no Parlamento, apesar da vitória dos liberais no pleito político.

De acordo com a comissão eleitoral, cerca de 62% dos eleitores registraram votaram nas eleições, no último dia 7. O pleito foi o primeiro após o fim do regime do ditador Muammar Gaddafi, derrotado e morto em outubro de 2011 após 42 anos de governo.

Esta é a primeira eleição parlamentar livre desde a independência do país, em 1952. A última votação ocorreu em 1965, mas sem a participação de partidos políticos.

O pleito também foi marcado pela violência. Uma pessoa morreu e outra ficou ferida quando um homem que ainda não foi identificado abriu fogo nas proximidades de um colégio eleitoral no leste do país.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro