Partidos de oposição anunciam 173 assinaturas, suficientes para criar CPI da Petrobras - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
27/03/2014 - 10h10m

Partidos de oposição anunciam 173 assinaturas, suficientes para criar CPI da Petrobras

Agência Brasil/Iolando Lourenço 
PPS/Divulgação
Deputado Rubens Bueno, líder do PPS, confirmou que tem 173 assinaturas, suficientes para abrir CPI da Petrobras
Deputado Rubens Bueno, líder do PPS, confirmou que tem 173 assinaturas, suficientes para abrir CPI da Petrobras

Brasília - Os partidos de oposição conseguiram na Câmara dos Deputados as assinaturas suficientes para a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) destinada a investigar denúncias de irregularidades na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), pela Petrobras.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), anunciou no plenário da Câmara que a oposição conseguiu 173 assinaturas de deputados no requerimento para a criação da CPMI. Ele informou que a coleta de assinaturas deverá prosseguir até sexta-feira para que o requerimento seja apresentado à Mesa do Senado.

Para protocolar o pedido de CPMI, são necessárias as assinaturas de no mínimo 171 deputados e de 27 senadores.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a tentativa de criar a CPI não deve avançar. "Os fatos estão sendo todos investigados. Nós precisamos cobrar o andamento da investigação. Fazer a CPI agora seria erguer um palanque eletrônico em pleno período eleitoral em cima da Petrobras, isso não é bom para o Brasil", disse Calheiros.

Mais cedo, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ver com naturalidade a tentativa da oposição em instaurar a comissão. O ministro defendeu que a estatal seja investigada, até para respaldar a própria empresa.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro