#PartiuGuarulhos: Roteiro mostra o caminho da Cantareira - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
06/08/2015 - 09h36m

#PartiuGuarulhos: Roteiro mostra o caminho da Cantareira

Agência Hoje 

Com a ideia de resgatar a trajetória e o percurso do trem da Cantareira, que percorria várias estações que estavam instaladas na cidade ao transportar passageiros e cargas.

Nesse intuito é que segue a proposta do roteito turístico #PARTIUGUARULHOS, com a intençãode valorizar todos os patrimônios, seja ele cultural ou histórico do município. O projeto inicia nesta quinta - feira (6), à partir das 8h, no passeio experimental com os idosos do Lar Nossa Senhora de Lourdes.

A primeira parada do roteiro será o Museu do Jaçanã, onde antigamente funcionava as estações de trem do bairro em São Paulo,(imortalizada na voz de Adoniran Barbosa), passando pelos antigos ramais na Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopoúva, Vila Augusta, Parada Sorocabana. O trajeto terminará às 11h30, na praça IV Centenário.

Os passageiros poderão reviver importantes elementos históricos, como a estação Vila Galvão, onde, hoje, funciona um corredor metropolitano de ônibus. O bairro Vila Sorocabana, por exemplo, ganhou este nome porque foi o local destinado a receber e servir de moradia para os trabalhadores da antiga companhia ferroviária Estrada de Ferro Sorocabana.

Em formato city tour, o projeto, que é da Prefeitura, com o apoio da iniciativa privada, contará com acompanhamento de um historiador durante todo o percurso do microônibus, que vai percorrer as antigas estações que funcionavam em Guarulhos.Não haverá cobrança de ingressos. Quem quiser participar do próximo passeio deverá entrar em contato com o Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone 2475-7926.

“Nosso objetivo é criar mais uma oferta turística para Guarulhos. Queremos desmistificar a ideia de que o município só pode oferecer o turismo de negócios por conta do polo industrial existente na cidade”, afirma Josefa Leôncio, diretora do Departamento de Turismo da SDE.

História

Segundo o historiador Elton Soares, durante 50 anos, de 1915 a 1965, a Estação de Guarulhos serviria para trazer um grande desenvolvimento para a cidade, cuja ligação com a capital ficava mais ágil, proporcionando em 1931 a inauguração do Hospital Padre Bento, na região do Gopoúva. Apesar de todos estes benefícios trazidos pela estação, o ramal de Guarulhos duraria apenas 5 décadas. Em maio de 1965, foi extinto por meio de um projeto de lei do ex-deputado federal e ex-governador André Franco Montoro.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro