Perto da capital, Sorocaba oferece diversos pontos históricos aos turistas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
25/05/2012 - 09h10m

Perto da capital, Sorocaba oferece diversos pontos históricos aos turistas

Portal Brasil 
Divulgação
O acervo do Museu Estrada de Ferro Sorocabana é composto por peças, bibliotecas e material documental importante
O acervo do Museu Estrada de Ferro Sorocabana é composto por peças, bibliotecas e material documental importante
  • O Zoológico Quinzinho de Barros possui a maior colônia de macacos-aranha de testa branca do Brasil
  • A Catedral Metropolitana de Sorocaba foi construída em 1667, como homenagem a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Ponte
  • O belo casarão de 1780 hoje abriga o Museu Histórico Sorocabano

Sorocaba destaca-se não só como uma excelente cidade para se viver, mas também pelas ótimas atrações turísticas. Distante cerca de 100 km da capital, o município atrai pessoas que desejam conhecer pontos históricos e que hoje agregam mais progresso à região. Entre os exemplos, estão o Museu Estrada de Ferro Sorocabana e a própria Estação Ferroviária, inaugurada em 1875 e que ligava Sorocaba a São Paulo.

Um bom ponto de partida para o passeio é conhecer o Museu Estrada de Ferro Sorocabana. O acervo é composto por peças, bibliotecas e material documental importante para o público interessado em pesquisa sobre ferrovia. Lá você encontra a efigie de D. Pedro II e o documento do decreto imperial que autorizou a construção da ferrovia.

Continuando a viagem, é possível conferir o belo casarão de 1780 que abriga o Museu Histórico Sorocabano. No jardim são expostas diversas peças de mobiliário antigo, sendo que o grande destaque é o bonde que circulou durante anos nas ruas da cidade. O local ainda conta com exposições permanentes e temporárias que buscam resgatar a memória de Sorocaba e região.

Já o Zoológico Quinzinho de Barros, maior do interior do estado, é ideal para toda família observar e tirar fotos. Entre os 1200 habitantes, há o único casal de elefantes indianos e a maior colônia de macacos-aranha de testa branca do Brasil. O local ainda é referência em projetos de educação ambiental, preservação e reprodução de espécies em cativeiro, assim como nos serviços veterinários em animais silvestres na América Latina.

Outro local agradável para curtir o dia é Praça do Tropeiro, em meio a muitos bancos, quiosques e belos jardins repletos de flores. A praça abriga uma escultura em bronze em homenagem ao Tropeirisimo, um dos principais ciclos econômicos da história da cidade.

Na parte religiosa, Sorocaba destaca-se com Catedral Metropolitana, construída em taipa de pilão, em 1667, como homenagem a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Ponte. Outra igreja que atrai muitos devotos é a Capela do Divino. A construção, erguida em 1877, recebeu este nome por causa da vinda da imagem do Divino Espírito Santo, trazida de Portugal, em 1881.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro