Pesquisa CNI-Ibope registra nova queda do Governo Dilma; saúde lidera reprovação - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
19/06/2014 - 13h50m

Pesquisa CNI-Ibope registra nova queda do Governo Dilma; saúde lidera reprovação

Agência Hoje 
Agência Brasil
Dilma Rousseff, em solenidade com motoboys em Brasília: por enquanto nenhum comentário sobre pesquisas
Dilma Rousseff, em solenidade com motoboys em Brasília: por enquanto nenhum comentário sobre pesquisas

Brasília (Agência Hoje) - A pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quinta-feira, 19, registrou mais uma queda na avaliação do Governo Dilma, recuando cinco pontos percentuais, de 36% para 31%. O número de pessoas que avaliaram a gestão como ruim ou péssima também subiu, chegando a 33%, superior aos 31% dos que a consideraram ótima ou boa.

Entre oito setores da administração federal avaliados, o setor com maior número de reprovação foi o da saúde, com o registro de 78% das pessoas ouvidas considerando que a gestão é ruim. A pesquisa também identificou a área com melhor avaliação no Governo Dilma: a de combate à fome e à pobreza, com aprovação de 41% dos entrevistados.

O Governo foi considerado regular por 34% dos brasileiros, enquanto metade dos eleitores desaprovam a atual gestão de Dilma (50%), em oposição aos 44% que a aprovam. E no que se refere à confiança na presidente Dilma Rousseff, 52% dos eleitores declararam não confiar nela, contra 41% que afirmam acreditar nela.

O levantamento também investigou a opinião dos eleitores em relação ao governo de Dilma quando comparado ao governo do ex-presidente Lula. Nesse contexto, 45% afirmam que a gestão da atual Presidente está sendo pior, 44% afirmam que está igual à de seu antecessor e apenas 9% declaram que o governo de Dilma é melhor do que o de Lula.

No Palácio do Planalto, assessores afirmam que essa situação será revertida nos próximos meses, quando as pessoas pesarem os prós e contras em relação a Copa do Mundo. Políticos, mesmo alguns da base aliada, pensam diferente e admitem que as quedas na avaliação do Governo se tornaram repetitivas, indicando uma tendência.

Percentual nas Regiões

As maiores quedas na avaliação de Dilma ocorreram nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste. No Nordeste ela ainda obtém os maiores percentuais de ótimo ou bom com 42%. No geral, a avaliação positiva do Governo registrou queda alta em junho em relação a março, segundo a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O percentual da população que considera o governo ótimo ou bom recuou de 36% em março para 31% em junho, queda de cinco pontos percentuais. O percentual dos que avaliaram como ruim ou péssimo passou de 27% para 33%. A aprovação da forma como a presidenta Dilma governa também registrou queda: passou de 51%, em março, para 44%, em junho.

A confiança na presidenta caiu entre março e junho. Do total, 41% responderam confiar na presidenta e 52%, não confiar. Em março, os percentuais eram de 48% e 47%, respectivamente.

A pesquisa também avaliou a percepção dos brasileiros sobre nove áreas de atuação do governo. O percentual de desaprovação supera o de aprovação em todas e é sempre maior que 50% dos entrevistados. A saúde é a área com o maior percentual de desaprovação: 78%. A área com a melhor avaliação é o combate à fome e à pobreza: 41% apoiam as ações.

O levantamento, realizado pelo Ibope, a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), fez as entrevistas entre os dias 13 e 15 deste mês. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja a ficha técnica da pesquisa:

- Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de junho de 2014.

- Tamanho da amostra: foram entrevistados 2002 eleitores.

- Margem de erro: é de 2 pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%.

- Solicitante: pesquisa contratada pela CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI).

- Registro eleitoral: registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00171/2014.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro