Pesquisa de brasileiro sobre leishmaniose e malária rendem prêmio de ciências da Unesco - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
13/10/2015 - 12h23m

Pesquisa de brasileiro sobre leishmaniose e malária rendem prêmio de ciências da Unesco

Portal EBC 
Reprodução
Manoel Barral-Netto é diretor do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, dentro da Fundação Oswaldo Cruz
Manoel Barral-Netto é diretor do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, dentro da Fundação Oswaldo Cruz

Brasília - A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, divulgou os vencedores 2015 do Prêmio Pesquisas em Ciências da Vida.

O professor brasileiro Manoel Barral-Netto é um dos premiados, por seus estudos sobre leishmaniose e malária. Ele é diretor do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, dentro da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, em Salvador, Bahia.

Contribuições

Barral-Netto é doutor em patologia humana e segundo a Unesco, ele tem dedicado boa parte da carreira em estudar as duas doenças. A agência destaca as contribuições do pesquisador com o desenvolvimento de medidas de controle de doenças transmissíveis e doenças negligenciadas ligadas à pobreza, como a leishmaniose.

O professor brasileiro divide o prêmio da Unesco com outros dois pesquisadores. Balram Bhargava, da Índia, um cardiologista especializado em inovações biomédicas, e Amadou Alpha Sall, do Senegal, especialista em controle de doenças virais como ebola, dengue e outras com potencial impacto global.

Os três vencedores do Prêmio Pesquisas em Ciências da Vida recebem a distinção numa cerimônia na sede da Unesco, em Paris, no dia 14 de novembro. A premiação anual reconhece projetos de pessoas ou instituições que tenham como objetivo melhorar a qualidade de vida humana.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro