Pesquisa do Procon-SP indica que preço de presente do Dia das Mães varia até 200% - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
05/05/2012 - 11h06m

Pesquisa do Procon-SP indica que preço de presente do Dia das Mães varia até 200%

Folhapress 

SÃO PAULO, SP(Folhapress) - O preço de produtos procurados como alternativas para presentear no Dia das Mães varia até 200%, mostra pesquisa divulgada pelo Procon-SP.

Essa diferença foi encontrada no preço da prancha para cabelo Mondial, P03 Tourmaline Íon, bivolt, temperatura máxima 200ºC. A prancha custa R$ 59,99 em um estabelecimento e R$ 19,90 em outro, uma variação de 201%.

Entre os itens pesquisados estão depiladores, pranchas, secadores, smartphones desbloqueados (sem vínculo com operadoras de telefonia móvel) e tablets de diferentes marcas e modelos.

O levantamento, realizado entre os dias 10 e 12 de abril, envolveu dez estabelecimentos comerciais distribuídos pelas cinco regiões de São Paulo. Foram pesquisados 44 itens encontrados em pelo menos três estabelecimentos diferentes.

Dicas

O Procon recomenda que, além da pesquisa de preços, o consumidor sempre avalie a qualidade do produto e a necessidade da pessoa que será presenteada.

Na hora de comprar, é importante avaliar alguns itens importantes: se a voltagem é compatível (110 ou 220 V), qual a potência, gasto de energia, tamanho, peso, entre outras questões importantes que caracterizam o produto e que permitem a comparação entre um modelo e outro. Alguns fabricantes disponibilizam essas informações em seus sites.

No caso de produtos duráveis, o consumidor tem um prazo de 90 dias para reclamar com o fabricante caso o produto apresente defeito.

Se o fornecedor não solucionar o problema em no máximo 30 dias, o consumidor pode escolher entre a substituição do produto por outro em perfeitas condições, ou a devoluçãodos valores pagos ou, ainda, o abatimento proporcional do preço (desconto, caso considere que mesmo com o defeito é possível utilizar o produto).

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro