Pesquisa indica que os jovens brasileiros navegam nas redes sociais o tempo todo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
19/07/2014 - 23h45m

Pesquisa indica que os jovens brasileiros navegam nas redes sociais o tempo todo

Agência Hoje 
Agência Hoje/Nands Duarte
Resultados de pesquisas sobre jovens conectados na internet confirmam importância das redes sociais
Resultados de pesquisas sobre jovens conectados na internet confirmam importância das redes sociais

São Paulo (Agência Hoje) - Estudo desenvolvido pela Conecta, a plataforma web do Ibope Inteligência, constatou que 90% dos brasileiros jovens, com idade entre 15 e 32 anos, navega nas redes sociais o tempo todo. Em média, esses internautas possuem perfil em sete redes sociais e mais da metade está conectada no WhatsApp.

As redes mais populares no Brasil são: Facebook (96% possuem perfil), YouTube (79%), Skype ( 69%), Google+ (67%) e Twitter (64%). Navegar nessas redes é um hábito de 90% dos internautas de todo o país. Outras atividades comuns na web são buscar informações (86%), acompanhar notícias (74%), assistir a vídeos (71%), ouvir musica (64%) e trocar e-mails.

“Engana-se quem já decreta a morte dos e-mails, já que esses jovens ainda recebem em média 2,8 e-mails diariamente”, avalia Laure Castelnau, diretora executiva do Conecta.

Facebook e Whats-App

Boa parte do acesso às redes ocorre em dispositivos móveis. O aplicativo do Facebook está presente em 88% dos celulares dos jovens, seguido dos aplicativos de email (84%), YouTube (81%) e WhatsApp (79%). Em tablets, o Facebook está instalado em 61%, os e-mails em 57% e o YouTube em 59%.

Em alguns casos, o uso desses aplicativos já se tornou um vício: 89% dos internautas estão continuamente conectados ao Facebook, 87% ao WhatsApp, 80% aos emails e 63% ao Instagram.

No caso dos aplicativos de entretenimento, serviços e informação, os mais usados são jogos (66% em celulares e 54% em tablets), previsão do tempo/clima (54%/29%), internet banking (39%/29%) e notícias (34%/28%).

Ainda de acordo com o estudo, 47% dos internautas gostam de dar feedback às marcas e 40% querem interagir com suas marcas favoritas dando seus feedbacks.

Um terço dos jovens internautas brasileiros (34%) acreditam que as informações mais confiáveis sobre as empresas são as divulgadas em seus websites, porém 41% declaram que para encontrar informações confiáveis sobre marcas, produtos e serviços buscam outras fontes de informação.

Publicidade Online

Banners irritam 43% dos internautas, mas, ao mesmo tempo, 49% prestam atenção e 44% concordam que essas peças contêm informações interessantes sobre promoções.

A pesquisa aponta também que 41%, na maioria das vezes, se cadastram impulsivamente para receber emails com novidades e depois acabam nem prestando atenção nessa comunicação.

Os cadastros mais frequentes para receber newsletter ocorrem nos sites de e-commerce onde costumam realizar compras (47%), em sites de emprego (39%) e das marcas favoritas (36%). “É preciso estar atento à frequência de envios, já que para metade dos entrevistados, uma newsletter por semana é suficiente”, afirma a executiva.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 9 de julho de 2014, com 1.513 internautas de todos os estados do país, sendo 1.030 participantes do painel CONECTAí e 483 internautas da base do youPIX.

A Conecta é a plataforma web do IBOPE Inteligência, organização do Grupo IBOPE. Seu foco está na fusão do melhor da pesquisa online tradicional, tecnologia para gestão de painéis online – CONECTAí – e soluções interativas e inovadoras de marketing digital.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro