Pesquisa mostra que 12% dos pais se envolvem com a educação dos filhos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
07/11/2014 - 11h55m

Pesquisa mostra que 12% dos pais se envolvem com a educação dos filhos

Agência Brasil/Mariana Tokarnia  
Reprodução
A Pesquisa do movimento Todos pela Educação avaliou perfil de pais de alunos entre 4 e 17 anos
A Pesquisa do movimento Todos pela Educação avaliou perfil de pais de alunos entre 4 e 17 anos

Brasília - A Pesquisa Atitudes pela Educação, divulgada na última quinta-feira (6) pelo movimento Todos pela Educação, mostra que 19% dos pais de estudantes são considerados distantes do ambiente escolar e da própria relação com os filhos.

No outro extremo, 12% dos pais sãos comprometidos, ou seja, acompanham o desempenho dos filhos na escola, comparecem às atividades escolares e têm relação próxima com crianças e jovens.

A pesquisa envolveu 2.002 pais ou responsáveis de alunos de 4 a 17 anos, matriculados da educação infantil ao ensino médio, em escolas públicas e particulares de todas as regiões do país.

Dependendo da maior ou menor valorização da educação e vínculo com a criança ou jovem, o estudo classifica os pais como envolvidos (25%), vinculados (27%), intermediários (17%), comprometidos e distantes.

Entre os pais considerados distantes, 25% procuram se informar sobre a proposta de ensino da escola, 37% ajudam a organizar o material para as aulas e 20% conversam com o filho sobre talentos no estudos e em outras atividades. Além disso, 60% gostam dos momentos que passam com parentes e 59% acreditam que há uma relação de respeito entre todos na família.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro