Pesquisadores criam aparelho que identifica agrotóxicos em alimentos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
07/10/2016 - 12h00m

Pesquisadores criam aparelho que identifica agrotóxicos em alimentos

Portal EBC 
Secom/UnB
Cromatógrafo identifica nível de toxinas em frutos e hortaliças
Cromatógrafo identifica nível de toxinas em frutos e hortaliças

Brasília - Em convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater- Brazlândia), a Universidade de Brasília (UnB) instalou no campus da Ceilândia um equipamento para detectar agrotóxicos em frutos e hortaliças.

"Esse cromatógrafo H pode fazer uma avaliação do que estamos comendo. Então podemos ter mais cuidado com os agricultores, levar esses dados analíticos, conversar com a Emater e prevenir futuras exposições", aponta a professora de Química da universidade, Maria Hozana Conceição.

A professora explicou como funciona o aparelho e ressaltou a importância do equipamento ao alertar para o alto nível diário em que a população está exposta aos resíduos químicos.

"A exposição aguda é uma outra linha de trabalho que podemos investigar. A intenção agora é confirmar em que nível está o problema para que o agricultor possa se adaptar e para que campanhas de conscientização possam ser desenvolvidas. Inseticidas, nicotina e substâncias derivadas do petróleo já podem ser rapidamente identificadas em alguns alimentos", conclui a pesquisadora.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro