Pessoas abandonam suas casas na Ucrânia com medo de conflitos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
25/07/2014 - 12h19m

Pessoas abandonam suas casas na Ucrânia com medo de conflitos

Agência Brasil/Danilo Macedo* 
Reprodução
Opreocupação com a segurança e o medo de serem apanhados em meio aos combates faz com que moradores deixem suas casas.
Opreocupação com a segurança e o medo de serem apanhados em meio aos combates faz com que moradores deixem suas casas.

Brasília - O Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) anunciou nesta sexta-feira (25) que 230 mil pessoas abandonaram suas casas no Leste da Ucrânia por causa da crescente tensão entre o país e separatistas pró-Rússia na região. Segundo o porta-voz da Acnur, Dan McNorton, 100 mil pessoas deixaram a zona de conflito e se deslocaram para outras regiões do próprio país, enquanto 130 mil atravessaram a fronteira e entraram na Rússia.

McNorton informou que, desde o início de junho, o número de moradores de Donetsk e Lugansk, principais cidades dos conflitos, que deixaram suas casas “aumentou fortemente”. A causa, segundo ele, é a “preocupação com a segurança e o medo de serem apanhados em meio aos combates”.

Segundo as autoridades ucranianas, pelo menos 17 civis morreram nas últimas 24 horas por causa dos combates entre militares e os rebeldes pró-russos no Leste do país. Entre as vítimas, 14 morreram em Donetsk e três, em Lugansk.

Com a queda, no dia 17 de julho, do voo da Malaysia Airlines, que transportava 298 pessoas, abatido por um míssil, o número de mortes nos últimos três meses de conflito passou de mil.

*Com informações da Agência Lusa

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro