Petrobras aumenta os preços: gasolina sobe 8,1% e diesel 9,5% - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
05/12/2016 - 22h05m

Petrobras aumenta os preços: gasolina sobe 8,1% e diesel 9,5%

Agência Brasil/Vladimir Platonow 
Agência Brasil/Arquivo
Anúncio de aumento do preço da gasolina formou filas em postos de várias cidades
Anúncio de aumento do preço da gasolina formou filas em postos de várias cidades

Rio de Janeiro - A Petrobras decidiu elevar o preço nas refinarias do diesel, em 9,5%, e da gasolina, em 8,1%. A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (5) em nota distribuída pela companhia. Segundo a Petrobras, o impacto nas bombas deverá ser de 5,5% para o diesel, ou mais R$ 0,17 por litro, e de 3,4% para a gasolina, mais R$ 0,12 por litro.

Segundo a nota, os aumentos passam a valer a partir de terça-feira (6) e estão de acordo com a política de preços anunciada pela Petrobras em outubro.

“As principais variáveis que explicam a decisão do Grupo Executivo [de Mercado e Preços] são o aumento observado nos preços do petróleo e derivados e desvalorização da taxa de câmbio no período recente. Por outro lado, a participação da Petrobras no mercado interno de diesel registrou pequenos sinais de recuperação”, informa a nota.

A Petrobras diz que a medida faz parte de sua política de fazer revisão de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias, o que “lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis cuja volatilidade vem aumentando recentemente”.

“Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis.”

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro