Petrobras deve deixar de ser a operadora única do pré-sal, diz diretor da Abimaq - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
30/06/2015 - 17h10m

Petrobras deve deixar de ser a operadora única do pré-sal, diz diretor da Abimaq

Agência Brasil/Ivan Richard 

Brasília - A Petrobras deve deixar de ser a operadora única do pré-sal e ficar desobrigada de manter participação mínima de 30% nos blocos licitados pelo governo para exploração de petróleo. A opinião é do diretor da área de petróleo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Alberto Machado.

Para ele, a liberação da exploração na camada do pré-sal para outras companhias, como prevê o projeto de lei 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), ampliará a demanda do país por máquinas e equipamentos. O projeto de lei é debatido nesta terça-feira (30) em sessão temática no plenário do Senado.

“Hoje, quando temos um cliente só, a indústria fica, de alguma forma, amarrada a esse cliente. E vemos, por exemplo, o que está acontecendo agora: se o cliente [Petrobras] tiver um pequeno problema, também temos um pequeno problema conduzido ou sendo conduzido para todo o setor”, disse Machado no debate sobre o regime de partilha e a participação da Petrobras na exploração do pré-sal.

Na avaliação do diretor da Abimaq, a obrigatoriedade de a Petrobras atuar na exploração do pré-sal pode prejudicar o planejamento estratégico da companhia. “A proposta [de mudança], na visão da Abimaq, não prejudica a Petrobras, porque existem salvaguardas, já hoje, para que a Petrobras tenha esse desenvolvimento [técnico]”, argumentou.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro