PIB registra queda de 0,6% no segundo trimestre e Brasil entra tecnicamente em recessão - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
29/08/2014 - 09h23m

PIB registra queda de 0,6% no segundo trimestre e Brasil entra tecnicamente em recessão

Agência Hoje 

Brasília (Agência Hoje) - O anúncio da queda do PIB em 0,6% no segundo trimestre de 2014, feito pelo IBGE nesta sexta-feira, 29, colocou o Brasil em situação de recessão técnica. Os economistas apontam como causas a redução dos negócios durante a Copa do Mundo e o momento ruim da indústria.

Soma de todos os bens e serviços produzidos no país, o PIB (Produto Interno Bruto) registra agora uma queda maior do que no primeiro trimestre, quando chegou a 0,2%. A recessão chega apenas três dias após a declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que a economia brasileira crescerá 3% em 2015.

O valor do PIB no segundo trimestre ficou em R$ 1,27 trilhão. O melhor desempenho neste trimestre foi registrado pelo setor de agropecuária, que cresceu 0,2% em relação aos últimos três meses. O PIB da indústria caiu 1,5% e o de serviços, 0,5%, no período.

Quando a comparação dos dados divulgados nesta sexta-feira ocorre com o segundo trimestre do ano passado, a queda atinge 0,9%, com agropecuária sem crescimento e indústria com recuo de 3,4% e serviços com alta de 0,2%.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro