Piora estado de saúde do governador de Sergipe, Marcelo Déda, internado em São Paulo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
01/12/2013 - 15h46m

Piora estado de saúde do governador de Sergipe, Marcelo Déda, internado em São Paulo

Agência Brasil/Marli Moreira 
ASN/Wellington Barreto
Governador Marcelo Déda, no último contato com a imprensa, há três meses
Governador Marcelo Déda, no último contato com a imprensa, há três meses

São Paulo - O governador licenciado de Sergipe, Marcelo Déda, está internado no Hospital Sírio-Libanês, no centro da cidade, em estado grave. Segundo o boletim médico, divulgado na noite de ontem (30), houve “piora progressiva em seu quadro clínico”. De acordo com o hospital, ele está sendo medicado e em companhia dos parentes.

Déda luta contra um câncer no estômago, diagnosticado no ano passado. Em 2009, o governador fez uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas.

O governador em exercício, Jackson Barreto, usou seu perfil no Facebook para manifestar solidariedade e pedir aos sergipanos que façam orações. Segundo nota publicada no site do governo do estado, Jackson também suspendeu a solenidade de inauguração da Escola de Esportes do Santos Dumont, que ocorreria na noite de ontem.

"Estou muito apreensivo e angustiado com as informações do agravamento do estado de saúde do governador, do amigo e companheiro Marcelo Déda. Estou pedindo a todos os sergipanos que neste momento estejamos unidos em orações, pedindo a Deus por este grande sergipano, cujo talento, cultura e ética têm marcado a vida do nosso estado nos últimos anos", escreveu Jackson.

Veja a entrevista de Marcelo Déda em 26 de julho de 2013, publicada no portal HojeSergipe, da Rede Hoje:

DÉDA DEIXA HOSPITAL E AFIRMA QUE SÓ VOLTARÁ AO GOVERNO E À POLÍTICA NO TEMPO CERTO

São Paulo (Agência Hoje) - O governador Marcelo Déda recebeu alta médica e deixou nesta quinta-feira, 25, o Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado desde o dia 27 de maio para tratar uma neoplasia gastrointestinal. Por sugestão dos médicos, ele ficará hospedado por tempo indeterminado em um hotel da cidade para continuar fazendo consultas e revisões.

“Não pretendo retornar imediatamente ao governo. Preciso de repouso, convivência com a família, cuidados médicos e foco na minha recuperação. Não me envolverei na administração nem na política. Jackson Barreto responde pelo governo e Rogério, presidente, pelas legítimas reivindicações do PT. Quando me sentir em condições, se Deus permitir, retornarei. No tempo certo, na hora adequada”, declarou o governador em mensagem no twitter.

Controlando a emoção, Déda comentou sobre a barragem do rio Poxim-Açú, em São Cristóvão, que há dois meses após o fechamento das comportas já atinge 65% da capacidade de inundação. “Mesmo sem falar em governo, fiquei emocionado com as fotos da barragem do Poxim praticamente cheia. É bom ver os frutos do nosso trabalho.”

No último dia 29 de junho, Marcelo Déda foi submetido a uma cirurgia abdominal para remoção de um tumor gastrointestinal. Ao receber a alta médica ontem, ele demonstrava bom ânimo e disposição para encaminhar mensagens de agradecimento à família, aos amigos e a população de Sergipe que rezou por ele todo esse tempo.

“Queridos amigos, desde ontem à tarde estou "de alta" do hospital. Encontro-me no hotel. Ficarei aqui alguns dias em consultas e revisões. Foi um gigantesco obstáculo, mas a recuperação da cirurgia prossegue muito bem”, escreveu o governador na mensagem passada pelas mídias sociais.

Marcelo Déda também usou o microblog para agradecer a corrente de orações dos sergipanos e anunciar que, em breve, estará de volta a Sergipe. “Espero em Deus estar de volta à minha amada Aracaju em breve. Saudades dos filhos, da terra e do povo sergipano a quem agradeço as orações e os votos de recuperação. Que Deus abençoe a todos.”

A presença do Papa Francisco à Jornada Mundial da Juventude também foi citada por Déda. “Como católico, tenho acompanhado com muita emoção a visita do Papa Francisco. Carismático, humilde, popular. Ah! Não dêem alta às orações (rsrs), continuem pedindo a Deus pela minha saúde. Obrigado!”.

O governador disse ainda que voltará ao governo no tempo certo, e vai focar apenas na recuperação de sua saúde. Ao finalizar suas postagens, de forma bem-humorada, Déda disse: "para quem saiu ontem do hospital, já tuitei demais. Eliane (Eliane Aquino, esposa) já me puxou as orelhas. Tchau, abraços, paz e bem!".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro