Pisos laminados são opção bonita, prática e de fácil instalação - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 16/04/2024
 
14/12/2014 - 08h47m

Pisos laminados são opção bonita, prática e de fácil instalação

Agência Hoje/Sandra Vieira de Mello* 
Reprodução
Ambiente com piso laminado Eucafloor Decapê Provence
Ambiente com piso laminado Eucafloor Decapê Provence
  • Marcos Queiroz assina ambiente com o laminado Teca Brasil, Eucafloor.
  • Eucafloor Atrative ENCAIXE CLICK 5G - Castanho
  • Eucafloor Atrative ENCAIXE CLICK 5G - Celtic Oak
  • Eucafloor Atrative ENCAIXE CLICK 5G - Vintage
  • Eucafloor Elegance ENCAIXE COM COLA - Imbuia Nero
  • Eucafloor Elegance ENCAIXE COM COLA - Delicato Ash
  • Eucafloor Elegance ENCAIXE COM COLA - Rovere Sbiancato
  • Marcela Mendes utilizou o piso Casablanca, da Eucafloor

São Paulo (Agência Hoje) - Os pisos laminados de madeira são muito utilizados em projetos de áreas internas comerciais e residenciais, pois além de serem bonitos, são duráveis, resistentes e de fácil manutenção e aplicação.

O processo de fabricação

Os pisos laminados de madeira são fabricados a partir do processamento da madeira de reflorestamento, geralmente o eucalipto. As toras de madeira são transformadas em partículas, depois são submetidas a secagem e misturadas a uma resina composta de melamina, uréia e formol.

Em seguida esse material é transformado em uma massa chamada colchão que segue para uma prensa e recebe alta temperatura e pressão, atingindo a forma de chapas. As chapas são lixadas e enviadas para a laminadora, onde são unidas com papel impregnado de melanina e são prensadas, formando um sanduíche. Os painéis formados nesse momento seguem para a usinagem, onde são cortados em réguas e ganham o encaixe macho e fêmea. Por fim, são embalados e seguem para a comercialização.

A instalação do piso laminado de madeira

O laminado de madeira pode ser aplicado sobre o piso já existente, desde que o local esteja limpo, seco e sem irregularidades. É possível instalar sobre concreto, piso vinílico, chapa metálica, cerâmica, granilite, mas não é aconselhável sobre carpete de madeira e carpetes têxteis.

Existem dois tipos de encaixe para a colocação: encaixe com clique e encaixe com cola. Além do piso, podem ser necessários os seguintes itens para a instalação:

- manta para nivelamento do piso

- cola, quando for o caso

- perfis para divisão de ambientes

- rodapés para o acabamento

Para calcular a quantidade de piso necessária considere a área quadrada do ambiente.

Calcule entre 8% e 10% de perdas para a instalação longitudinal. Se a instalação for diagonal, considere entre 12% e 15% de perdas.

A manutenção

Os pisos laminados não devem ser expostos à umidade. No caso de incidente com qualquer líquido, o piso deverá ser imediatamente seco para evitar infiltrações. No dia-a-dia utilize vassoura de cerdas macias para remover a sujeira comum e poeira. O pano torcido pode ser utilizado com soluções de produtos de limpeza doméstica que não contenham cera ou silicone.

Para a limpeza mais profunda pode ser usado um pano torcido em água e solução de limpeza não abrasiva, como sabão neutro, álcool diluído em água ou solução à base de amônia. Nunca devem ser usados materiais ou produtos abrasivos.

Além da umidade, também a exposição constante ao sol não faz bem ao piso laminado, pois pode deformar as peças.

Para melhor conservação e aumento da durabilidade do piso laminado podem ser tomadas algumas precauções, como aplicação de adesivos nos pés de mesas, cadeiras e móveis e utilização de capachos nas portas de entrada para recolher a sujeira e possíveis partículas dos sapatos. No caso de cadeiras giratórias, será necessário que os rolantes sejam de poliuretano,pois o uso de qualquer outro tipo de rolante poderá riscar ou danificar o piso laminado.

 Serviço

Central Eucatex de Relacionamento com o Cliente (CERC) 0800 17 21 00

* Sandra Vieira de Mello, CAU A16373-2 é Arquiteta e Urbanista. Contribuições para esta Editoria podem ser encaminhadas para o e-mail: hoje.sandra@gmail.com

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro