Pnud cobra participação de toda a sociedade brasileira para o cumprimento da Agenda 2030 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
28/09/2015 - 13h44m

Pnud cobra participação de toda a sociedade brasileira para o cumprimento da Agenda 2030

Agência Brasil 

Brasília - O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Jorge Chediek, falou nesta segunda-feira (28) sobre a importância da participação de toda a sociedade para que o país consiga cumprir os recém-propostos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados na última sexta-feira (25), pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Essa agenda não é só uma agenda do governo. Precisa do envolvimento ativo do setor privado, da sociedade civil e de todas as pessoas individualmente. Porque é uma agenda não só moralmente importante, mas também um imperativo para a sobrevivência do planeta”, disse Chediek, durante cerimônia de hasteamento da bandeira dos ODS no escritório do Pnud em Brasília.

Durante a solenidade, André Oliveira, diretor do Comitê Brasileiro do Pacto Global – iniciativa para mobilizar empresas da iniciativa privada a buscar o desenvolvimento sustentável – falou sobre a contribuição do setor, nos últimos 15 anos, para o sucesso do país no cumprimento da agenda anterior da ONU, que estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, agora substituídos pela agenda da organização para os próximos 15 anos, Agenda 2030.

“As empresas já atuam em vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e talvez nem saibam. A iniciativa privada já está fazendo a conexão entre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A grande diferença é que os ODSs congregam, além dos aspectos sociais, os aspectos de clima e as questões econômicas. Aí a gente tem os pilares da sustentabilidade, o que coloca o setor privado como um importante interlocutor nesse desafio até 2030”, disse.

Os 17 objetivos e 169 metas para o desenvolvimento sustentável foram adotados na sexta-feira (25) pelos países-membros da ONU, para serem cumpridos até 2030.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro