São Paulo, SP, 20/06/2018
 
09/03/2017 - 07h26m

Polícia Civil faz operação em São Paulo e prende 14 integrantes da máfia chinesa

Agência Brasil/Camila Boehm 

São Paulo - A Polícia Civil deflagrou na manhã de hoje (8) uma operação contra a máfia chinesa, que resultou na prisão de 14 pessoas na cidade de São Paulo e no Guarujá, litoral do estado. Durante a ação, batizada de Fujian, foram cumpridos ainda 33 mandados de busca e apreensão. O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) começou a investigar o grupo após três homicídios de pessoas de origem chinesa.

“No curso das investigações, surgiram diversas informações sobre prática de outros crimes, como casos de extorsões, sequestro, tráfico de mulheres, exploração, jogos, enfim, uma gama de atividades delituosas que originaram os mandados de prisão cumpridos na operação”, disse a diretora do DHPP, Elisabete Sato.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP), os detidos e as vítimas pertencem à província chinesa de Fujian. Ao chegarem ao Brasil, parte deles entrou para o comércio de eletrônicos e a outra se dividiu em duas facções que atuam na zona central da cidade, extorquindo dinheiro dos compatriotas para oferecer proteção e praticando outros delitos.

“Quando as pessoas se negavam a pagar, eram agredidas, tinham as lojas destruídas e, em alguns casos, tinham levados os produtos dos comércios”, disse a secretaria em nota.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro