Polícia da Espanha corrige número de mortos em acidente - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
26/07/2013 - 11h47m

Polícia da Espanha corrige número de mortos em acidente

Agência Brasil* 
RTVE/Agência Hoje Internacional
Polícia de Santiago de Compostela corrige informações sobre número de mortos em acidente
Polícia de Santiago de Compostela corrige informações sobre número de mortos em acidente

Brasília – A polícia espanhola corrigiu para 78 o número total de mortos do acidente de trem em Santiago de Compostela, na Galícia (Espanha), na noite de quarta-feira (24), dois a menos do que o divulgado ontem (25). Ainda há seis corpos não identificados.

Esta revisão foi explicada como resultado de análise forense mais acurada dos restos mortais retirados do local do acidente. O processo de investigação concluiu que, em alguns casos, havia partes do corpo da mesma vítima em locais diferentes.

Em entrevista, o diretor geral da Polícia Científica, Antonio del Amo, explicou que, como houve fragmentação dos corpos, os números continuam sendo provisórios e ainda podem mudar.

O condutor do trem, Francisco José Garzón Amo, que estava a mais de 190 quilômetros por hora (km/h) em uma área cuja velocidade máxima é 80 km/h, continua internado no Hospital Clínico sob custódia policial. Ele é suspeito de imprudência. As autoridades aguardam a melhora do seu estado de saúde para tomar o depoimento.

Segundo o chefe da polícia da Galícia, Jaime Iglesias, a caixa-preta, que registrou os últimos momentos do acidente, está sob custódia policial e ainda não foi aberta.

* Com informações da Agência Lusa e da emissora estatal de televisão da Espanha, RTVE

CONDUTOR DO TREM ESTÁ SOB CUSTÓDIA POLICIAL

Brasília (Agência Brasil/Renata Giraldi) – O condutor do trem que descarrilou ontem (24) em Santiago de Compostela, no Noroeste da Espanha, estava a mais de 190 quilômetros por hora (km/h) em uma área cuja velocidade máxima é 80 km/h. A constatação ocorreu após a transcrição das conversas nas caixas-pretas, entre funcionários da composição e a sala de comando.

O maquinista permanece internado no Hospital Clínico sob custódia policial. As autoridades aguardam a melhora do seu estado de saúde para tomar o depoimento dele. Por ordem judicial, os policiais devem tomar o depoimento do condutor na condição de suspeito.

Pelo último balanço oficial, 80 pessoas morreram e 94 ficaram feridas no descarrilamento, considerado o pior acidente ferroviário da história recente da Espanha. O acidente ocorreu às vésperas do principal feriado do país – o de Santiago de Compostela.

O vice-presidente (espécie de vice-prefeito) de Xunta, Alfonso Rueda, disse que 73 pessoas morreram no local do acidente. Sete foram levadas com vida para o hospital, mas não resistiram aos ferimentos. Os trabalhos de resgate ainda continuam quase 24 horas depois do descarrilamento. Nos hospitais, há 94 pessoas internadas, das quais 35 em estado crítico, inclusive quatro crianças.

A bordo do trem havia 218 passageiros, que faziam o trajeto entre Madri e Ferrol. O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, foi ao local do acidente e decretou luto oficial de três dias no país. Santiago de Compostela é um dos locais turísticos mais visitados da Espanha devido à peregrinação religiosa, pois um dos apóstolos de Cristo – Santiago Maior (em português Tiago, filho de Zebedeu) está enterrado no local.

*Com informações da emissora estatal de televisão da Espanha, RTVE, e da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina // Edição: Juliana Andrade

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro