Polícia da Macedônia volta a lançar gás lacrimogêneo contra centenas de migrantes - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
13/04/2016 - 09h50m

Polícia da Macedônia volta a lançar gás lacrimogêneo contra centenas de migrantes

Agência Lusa 

Idomeni - A polícia da Macedônia lançou nesta quarta-feira (13) gás lacrimogêneo e granadas com gás de pimenta contra uma centenas de migrantes que se manifestavam ao longo da fronteira com a Grécia, três dias depois de incidentes semelhantes terem deixado dezenas de feridos.

Segundo um repórter da agência France Presse, a polícia lançou o gás quando cerca de 100 migrantes forçavam a vedação de arame farpado em protesto contra o fechamento da fronteira da Macedônia.

A centenas de metros, do lado da fronteira da Macedônia ocorria uma visita oficial dos presidentes da Macedônia, Gjorge Ivanov, da Croácia, Kolinda Grabar Kitarovic, e da Eslovênia, Borut Pahor, ao Centro de Acolhimento de Migrantes de Gevgelija.

Quando começaram os incidentes, cerca de 40 policiais gregos se posicionaram entre a vedação e os migrantes e os disparos de gás lacrimogêneo pararam rapidamente, segundo o jornalista. Os migrantes continuaram o protesto.

A organização não governamental Médicos Sem Fronteiras disse ter atendido migrantes com ferimentos provocados por balas de borracha, mas o governo da Macedônia negou a utilização desse tipo de projétil

Os incidentes de domingo foram condenados por Atenas, mas Skopje responsabilizou as autoridades gregas, acusando-as de passividade diante da tentativa dos migrantes de derrubar a vedação.

Apesar das múltiplas saídas para centros de acolhimento feitas desde domingo, 10.600 pessoas permaneciam hoje no campo improvisado de Idomeni, do lado grego da fronteira.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro