Polícia diz que manifestantes presos tinham materiais para utilizar como explosivos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
13/07/2014 - 10h53m

Polícia diz que manifestantes presos tinham materiais para utilizar como explosivos

Agência Brasil/Alana Gandra 

Rio de Janeiro - Máscaras de gás, panfletos, garrafas com gasolina e materiais que poderiam ser usados como bombas e explosivos foram apresentados hoje (12) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro entre os objetos apreendidos com os 19 ativistas presos neste sábado, suspeitos de participação em atos violentos praticados durante manifestações desde junho do ano passado.

A operação cumpriu 26 mandados de prisão temporária expedidos pela 27ª Vara Federal da capital. Nove ativistas são considerados foragidos. Dois mandados eram de busca e apreensão de menores.

Em entrevista coletiva, o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, e os delegados Alessandro Thiels e Renata Araújo, da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, informaram que mais duas pessoas foram presas em flagrante, uma por porte de maconha e outra por porte de arma, que também foi apreendida. O pai de um dos adolescentes assumiu a posse da arma, cujo registro estava vencido.

Segundo Veloso, o material apreendido seria usado para prática de atos de vandalismo. "Os bens arrecadados evidenciam de forma clara que essas pessoas estavam se mobilizando para a prática de atos de violência senão no dia de hoje, especialmente no dia de amanhã", disse.

Os ativistas detidos são acusados de formação de quadrilha armada e ficarão presos preventivamente por cinco dias. De acordo com a polícia, a chefe da quadrilha seria a ativista Elisa Quadros Sanzi, a Sininho, presa em Porto Alegre. "Ela reuniu todos esses outros movimentos, de protesto, e organizações para praticar atos de vandalismo", disse a delegada Renata Araújo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro