Polícia francesa desmonta acampamento de imigrantes no bairro de La Chapelle, em Paris - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
02/06/2015 - 11h06m

Polícia francesa desmonta acampamento de imigrantes no bairro de La Chapelle, em Paris

Agência Brasil/Gisele Garcia 

Paris - A polícia francesa desmontou, nesta terça-feira (2) um acampamento improvisado embaixo de uma ponte de metrô no bairro de La Chapelle, no Norte de Paris, onde viviam cerca de 380 imigrantes africanos, a maioria da Etiópia e do Sudão. A ação foi conduzida depois que um relatório apontou o risco de doenças epidêmicas entre os moradores por causa das más condições de higiene encontradas no local.

O acampamento, com cerca de 250 tendas, começou há cerca de um ano e aumentou com o crescente fluxo de migrantes que atravessam o Mar Mediterrâneo rumo à Europa. Apesar da instalação de banheiros públicos no local e da coleta de lixo, a situação era de perigo, de acordo com autoridades. Os desabrigados foram conduzidos para diferentes abrigos na capital.

“As pessoas viviam entre excremento e sujeira, sejamos claros sobre isso, e não tinham nenhuma informação sobre seus direitos. Essa situação tinha que acabar, está sendo interrompida agora e essa é uma boa coisa”, disse Pierre Henry, secretário-geral da associação de caridade Terre d'Asile, que abrigará parte dos imigrantes.

Henry espera que o governo conceda aos imigrantes o status de refugiados, garantindo-lhes os documentos necessários para que possam acessar o suporte público.

Só este ano, 51 mil imigrantes chegaram ao continente europeu por diferentes rotas, fugindo da guerra, da miséria e da perseguição religiosa. A maioria vem da Síria, do Paquistão e de várias partes da África Subsaariana. Sem documentos e sem ter para onde ir, eles sobrevivem de ajuda humanitária e esperam regularização.

Cerca de 1,8 mil morreram antes de completar a travessia. O número de mortes é 200 vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro