Polícia italiana prende 14 neofascistas que planejavam ataques - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
23/12/2014 - 18h57m

Polícia italiana prende 14 neofascistas que planejavam ataques

Agência Brasil* 
Reprodução
Polícia italiana prende 14 neofascistas que planejavam ataques no país
Polícia italiana prende 14 neofascistas que planejavam ataques no país

Roma - A polícia italiana anunciou hoje a prisão de 14 neofascistas suspeitos de planejar ataques contra alvos políticos e da magistratura, em ação que envolvia uma dezena de assassinos.

Dois anos de investigação e de escutas telefônicas revelaram que o grupo, que deriva de uma organização de extrema-direita banida (Ordine Nuovo ou Ordem Nova), começou a armazenar armas e planejava fazer os ataques no Natal, explicou a polícia em entrevista coletiva.

Um responsável pelas investigações, Mario Parente, contou que um policial foi infiltrado no grupo e descobriu que planejavam ataques em linhas ferroviárias e contra a Equitalia – agência responsável pela cobrança de impostos no país.

Segundo o jornal Repubblica, o grupo pretendia assassinar políticos – “10 ou 11 ao mesmo tempo”, explodir a sede da Equitalia com os funcionários no edifício e, por fim, atacar a polícia.

Na busca por armas para levar o plano adiante, a polícia informou que o grupo pretendia assaltar a casa de um colecionador.

A organização Ordine Nuovo, fundada em 1956 com a esperança de relançar o fascismo no país, foi acusada de estar por trás de vários ataques no início dos anos 1970 e foi dissolvida pelo governo italiano em 1973.

Com informações da Agência Lusa.*

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro