Polícia usará 200 novas bases móveis para reduzir índices de criminalidade - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
01/04/2012 - 20h24m

Polícia usará 200 novas bases móveis para reduzir índices de criminalidade

Agência Hoje 
José Luis da Conceição
Polícia espera aumentar segurança com 200 bases móveis entregues pelo Governo
Polícia espera aumentar segurança com 200 bases móveis entregues pelo Governo
  • Das novas bases móveis, 61 ficarão na capital; 44 na Grande São Paulo e 91 no interior

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez a entrega de 200 novas Bases Comunitárias Móveis (BCM) e anunciou mais 50 para o decorrer do mês de abril. As unidades atenderão serviços da Polícia na capital, região da Grande São Paulo e cidades do interior, onde há maior índice de criminalidade e tem o objetivo de inibir ações de criminosos.

A entrega foi feita em cerimônia realizada no Vale do Anhangabaú, no centro da capital. A escolha dos locais onde as bases prestarão serviço foi feita com base em levantamento do setor de inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar, considerando que elas inibem as ações criminosas e dão maior segurança aos moradores das proximidades. Para o mês de abril, está prevista outra entrega de mais 50 novas bases, mas por enquanto não há indicação de onde ficarão.

O investimento estadual na compra das bases foi de R$ 29,5 milhões, ao custo de R$ 118 mil cada. Elas são equipadas com todo o aparato necessário, como aparelhos de radiocomunicação digital e giroflex. A Polícia Militar distribuiu as bases de acordo com os índices de criminalidade, enviando-as para locais em que o policiamento se faz mais necessário.

"A base comunitária móvel tem muita eficácia porque ela tem mobilidade. Você, às vezes, colocando a base dois quarteirões do lado, três quarteirões do outro lado, você traz uma grande segurança e surpreende a atividade criminosa. E a polícia comunitária, o bairro conhece o policial, confia no policial, colabora com ele e, ao mesmo, tempo a polícia conhece o bairro", destacou Alckmin.

A capital receberá 61 bases, a Grande São Paulo terá mais 44 e 91 irão para as cidades do interior. Das quatro restantes, duas ficam com o Centro Superior de Manutenção de Material Moto Mecanizado (CSM/MM), uma vai para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e uma para a Escola Superior de Soldados (ESSd).

A ideia das bases é seguir o modelo de Polícia Comunitária. Com um posto permanente, o cidadão conhece os policiais que atuam no bairro e se sentem mais à vontade para trocar informações e fazer denúncias, o que facilita o trabalho da polícia.

Nas BCMs, a população pode registrar as mesmas ocorrências que estão disponíveis na Delegacia Eletrônica - acidentes de trânsito sem vítimas, furtos de veículos, desaparecimento e encontro de pessoas, furto ou perda de documentos, celulares e placas de veículo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro