Por decisão estratégica Alexandre Gasparian é afastado do comando da Rota de São Paulo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
21/09/2015 - 17h18m

Por decisão estratégica Alexandre Gasparian é afastado do comando da Rota de São Paulo

Agência Brasil/Elaine Patricia Cruz 

São Paulo - Por determinação do secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, o tenente-coronel Alexandre Gaspar Gasparian deixou o comando das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo. O afastamento foi publicado na sexta-feira (18) no Diário Oficial do Estado.

Segundo a publicação, Gasparian foi transferido “por conveniência de serviço” para o Comando do 4º Batalhão de Choque (Regimento de Polícia Montada 9 de julho, a cavalaria) e será substituído pelo tenente-coronel Alberto Malfi Sardilli, que era da cavalaria. Gasparian, que assumiu em fevereiro, comandou a Rota durante sete meses.

Há pouco mais de um mês, no dia 13 de agosto, 19 pessoas foram mortas em uma série de ataques nos municípios de Osasco e Barueri, na Grande São Paulo. A principal hipótese é que os crimes tenham sido cometidos por policiais militares como vingança pelo assassinato de um colega. Até o momento, apenas o soldado Fabrício Emmanuel Eleutério, integrante da Rota, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Militar. Ele foi reconhecido pessoalmente por um sobrevivente da chacina. O soldado negou a participação nos assassinatos.

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria de Segurança Pública confirmou a troca no comando e disse que ela ocorre por “decisão estratégica”.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro