Portugal e Suécia superam adversários e se garantem na Copa - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
20/11/2013 - 15h08m

Portugal e Suécia superam adversários e se garantem na Copa

Agência Hoje Internacional 
Fifa/Divulgação
Na melhor partida do ano, Cristiano Ronaldo faz 3 gols e classifica Portugal
Na melhor partida do ano, Cristiano Ronaldo faz 3 gols e classifica Portugal

Estocolmo, Suécia (Agência Hoje Internacional) - A seleção de Portugal venceu a Suécia por 3 a 2, revertendo o placar do jogo anterior que foi de 1 a 0, e ganhou o direito de disputar a Copa do Mundo no Brasil. Os dois grandes astros da partida, no entanto, foram Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic que fizeram três e dois gols, respectivamente.

Com uma atuação extraordinária na Suécia, o craque luso marcou três gols em belas arrancadas, finalizando com precisão cirúrgica os lançamentos dos seus companheiros. Longe de se contentar com a vantagem inicial, os portugueses encararam a partida com muita determinação, incomodando frequentemente a defesa sueca.

Pela seleção escandinava, Ibrahimovic passou boa parte do confronto relegado a um papel de assistente, antes de acordar e virar o placar em duas jogadas de bola parada, cabeceando em escanteio e cobrando uma falta certeira a 18 metros de distância. Num espaço de dois minutos, porém, Cristiano Ronaldo fez a diferença e garantiu a vitória de Portugal anotando seus gols de número 65 e 66 no ano.

O grande destaque individual da terça-feira, porém, foi Cristiano Ronaldo, autor de três gols no quintal de Zlatan Ibrahimovic, que marcou duas vezes na derrota da Suécia (2 a 3). Em noite inspirada, o craque luso garantiu a sexta participação de Portugal na maior festa do planeta bola. Por fim, a Croácia, que teve de suar a camisa para bater a seleção da Islândia (2 a 0), e a Grécia, que precisou apenas de um empate na casa da Romênia (1 a 1), também estarão presentes no Brasil 2014.

França Confirmada

A França, 21ª colocada no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola, é a primeira seleção da história da repescagem a se classificar para a Copa do Mundo, superando uma desvantagem de dois gols na partida de ida (2 a 0). A façanha ganhou ares heroicos por ter sido diante da Ucrânia, que vinha de três vitórias e dois empates como visitante.

Única seleção a conseguir a classificação sem ter sido cabeça de chave da repescagem, a França fez bonito em uma partida extremamente dinâmica e acirrada. Todas as mudanças realizadas pelo técnico Didier Deschamps em relação ao primeiro jogo acabaram sendo decisivas. Mathieu Valbuena e Franck Ribéry abriram espaços pelas pontas, muitas vezes levando pânico à defesa ucraniana.

Com isso, o volante Paul Pogba, que jogou mais avançado, e o zagueiro Mamadou Sakho puderam chegar à àrea com mais liberdade, principalmente nos escanteios e cobranças de faltas, explorando as rebatidas erradas da zaga adversária. Os Bleus tiveram uma bela atuação coletiva e buscaram a vaga no coração, como ficou evidente no decisivo gol de Mamadou Sakho.

Com a incrível vitória por 3 a 0, os franceses garantiram presença na 14ª Copa do Mundo de sua história. A Ucrânia, por sua vez, sofreu sua quarta decepção em repescagens.

O jogo

França 3 x 0 Ucrânia (0 a 2 na ida)

Gols: Mamadou Sakho (22/1ºT), Karim Benzema (34/1ºT) e Mamadou Sakho (27/2ºT)

Os quatro vencedores da repescagem irão se juntar aos nove países que terminaram em primeiro lugar nos grupos das eliminatórias europeias: Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Inglaterra e Espanha, a atual campeã.

As outras partidas

Croácia 2 x 0 Islândia (0 a 0 na ida)

O milagre não aconteceu, mas a Islândia deixa as eliminatórias de cabeça erguida. Os visitantes resistiram bravamente à força da seleção croata, chegando inclusive a criar diversas oportunidades de gol em contra-ataque até sucumbirem num vacilo da defesa. Após cruzamento de Ivan Ratikic, Ivan Perisic desviou a bola e Mario Mandzukic apareceu sozinho na segunda trave para completar para o gol.

Ainda no primeiro tempo, contudo, o próprio atacante do Bayern de Munique colocou os islandeses de volta no jogo ao receber um cartão vermelho direto por uma entrada violenta. Ainda assim, mesmo com um jogador a mais e uma comovente força de vontade, a Islândia não conseguiu reagir e acabou até levando um segundo gol em jogada individual do capitão croata, Darijo Srna. Esta será a quarta participação da Croácia na Copa do Mundo da FIFA.

Romênia 1 x 1 Grécia (1 a 3 na ida)

Os romenos terão pesadelos com Konstantinos Mitroglou, que fez dois gols na partida de ida do confronto contra a Grécia e voltou a brilhar no jogo de volta, abrindo o placar para os visitantes aos 23 minutos do primeiro tempo, após passe de José Holebas. A seleção do técnico Victor Piturca partiu com tudo na etapa final, mas conseguiu apenas um insuficiente empate em gol contra de Vasileios Torosidis. Presentes nos Estados Unidos 1994 e na África do Sul 2010, os gregos disputarão no Brasil sua terceira Copa do Mundo.

O Gol da Rodada 

Suécia 0 x 1 Portugal, Cristiano Ronaldo (5/2ºT)

Após lançamento perfeito de João Moutinho, Cristiano Ronaldo arrancou a toda velocidade com a bola nos pés, avançou em diagonal para encontrar o melhor ângulo e bateu cruzado de canhota para o fundo da rede. Endiabrado, o português ainda marcaria mais dois gols parecidos na sequência da partida.

O Craque da Rodada

Além de Crsitiano Ronaldo, quem também mereceu foi Luka Modric. Pelos pés do meia passaram todas as jogadas da seleção croata, conhecida pelo talento individual de seus jogadores e pela disciplina tática. Modric, de 1,73 m, distribuiu o jogo como um verdadeiro maestro e esteve sempre presente nos lances de perigo. Seu futebol parece ter atingido um outro patamar desde que Carlo Ancelotti assumiu o comando do Real Madrid.

O número da Rodada

16 - Esse é o número de vitórias de Portugal desde 20 de setembro de 2010, data em que Paulo Bento foi nomeado novo treinador da seleção lusa. De lá para cá, seus comandados somaram apenas quatro empates e três derrotas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro