Praga em plantações deixa Goiás e Minas Gerais em emergência - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
27/11/2013 - 11h10m

Praga em plantações deixa Goiás e Minas Gerais em emergência

Agência Brasil/Danilo Macedo 
Agência Hoje/Arquivo
Praga atacou lavouras na Bahia e Mato Grosso e agora assusta agricultores de Minas e de Goiás
Praga atacou lavouras na Bahia e Mato Grosso e agora assusta agricultores de Minas e de Goiás

Brasília - Depois da Bahia e de Mato Grosso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou também Goiás e Minas Gerais em estado de emergência fitossanitária devido à lagarta Helicoverpa armigera. O inseto que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão. O decreto do ministério está publicado na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União.

O estado de Goiás teve todo o território declarado em estado emergencial. Em Minas Gerais, algumas cidades apresentam risco, como Araguari, Paracatu, Patos de Minas, São João Del Rei, Três Corações, Três Marias e Unaí.

Com a medida, os locais estabelecidos na portaria publicada hoje poderão adotar ações emergenciais para o manejo integrado da lagarta, como o vazio sanitário, proibindo o plantio de determinadas culturas agrícolas durante um tempo, a implantação de áreas de refúgio e a destruição de restos de culturas. Além disso, fica permitida a importação de produtos agrotóxicos com substância Benzoato de Emamectina como ingrediente ativo, desde que o uso siga as orientações da portaria, e as propriedades sejam acompanhadas por fiscalização.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro