Prefeitura amplia rodízio e muda o trânsito para receber mais de 70 mil torcedores argentinos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
30/06/2014 - 16h47m

Prefeitura amplia rodízio e muda o trânsito para receber mais de 70 mil torcedores argentinos

Agência Hoje 
Agência Hoje/Arquivo
Faixas exclusivas de ônibus funcionarão em tempo integral para evitar congestionamentos em dia de jogo da Copa
Faixas exclusivas de ônibus funcionarão em tempo integral para evitar congestionamentos em dia de jogo da Copa

São Paulo (Agência Hoje) - A Prefeitura de São Paulo decidiu ampliar o horário de rodízio dos veículos com placas 3 e 4, interromper o trânsito na Radial Leste e criar 70 faixas exclusivas para ônibus nesta terça-feira, 1. As ações pretendem evitar problemas de mobilidade no dia do jogo entre Argentina e Suiça, quando são esperados 70 mil torcedores argentinos.

Para garantir o deslocamento de torcedores, o horário do rodízio será ampliado e funcionará das 7h às 20h. Mais de 70 faixas exclusivas para ônibus serão mantidas em período integral. Para completar, a Prefeitura vai disponibiliza espaços para motorhomes e materiais de orientação, além de informações para torcedores argentinos sem ingresso.

As ações para os torcedores argentinos que chegarão a São Paulo interessados em acompanhar a partida entre Argentina e Suíça foram discutidas no domingo, 27, e decididas nesta segunda-feira, 30. O jogo será realizado na próxima terça-feira (1º), às 13 horas, na Arena Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2014.

A expectativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, é que pelo menos 70 mil torcedores argentinos cheguem a partir deste fim de semana por meio aéreo e terrestre. Boa parte desses torcedores chegarão sem ingresso. A Prefeitura quer prevenir problemas e tomou providências para evitar aglomerações e transtornos.

“O jogo da Argentina é especial por conta do número de torcedores. Recebemos outros torcedores internacionais em outros jogos, mas por se tratar de um jogo eliminatório e já tivemos a experiência em outras cidades com grande fluxo de argentinos, esperamos que São Paulo possa receber, como recebeu os outros torcedores, de uma forma calorosa e afetiva”, afirmou o secretário de Relações Internacionais, Leonardo Barchini, em entrevista coletiva no Centro Aberto de Mídia (CAM).

Torcedores de Motorhome

A administração municipal orienta àqueles que vierem de motorhome ou outro tipo de acomodação móvel que estacionem no Sambódromo, localizado na zona norte e que estará disponível a partir de sábado (28), com 400 vagas. O autódromo de Interlagos, na zona sul, vai receber os torcedores a partir de segunda-feira (30), com 150 espaços. Os dois endereços estão a menos de dois quilômetros da rede de trens e metrô.

Para esses torcedores que se deslocarão por meio terrestre, serão distribuídos materiais de orientação de como funciona a cidade, para onde se dirigir e informações nos pedágios das rodovias Castelo Branco e Régis Bittencourt. “Essa é mais uma operação da cidade de São Paulo para receber bem os turistas. Até agora tivemos quatro jogos, faltam dois e todos eles, do ponto de vista logístico e de acolhimento dos torcedores, com operações de muito sucesso”, disse o secretário.

Aqueles que não tem hospedagem garantida em hotéis ou casas particulares, podem optar pelos hostels, que possuem diárias a partir de R$ 50 e ainda têm vagas. A relação desses hostels e também de acampamentos está disponível no endereço www.cidadedesaopaulo.com*. “Ainda há ofertas de hotéis baratos, nos hostels e albergues em São Paulo, entrando nos sites de reservas ou de turismo na cidade. Como a rede hoteleira da cidade é muito maior que outras cidades, compatível com o que a cidade está acostumada a receber com o turismo de negócios, ainda há espaço”, afirmou Barchini.

Compra de Ingresso

Para quem não tem ingresso, a recomendação é que os torcedores procurem programas alternativos nos dias em que estiverem na cidade. A capital de São Paulo possui cerca de 20 mil restaurantes e 15 mil bares espalhados por vários pontos. As regiões da Avenida Paulista e Rua Augusta e os bairros de Pompéia, Perdizes e Vila Mariana são ótimas opções para ver os jogos em grupos por concentrar muitos bares.

Outros bairros que também se destacam pela quantidade e variedade de bares são a Bela Vista (Bixiga), Itaim Bibi, Vila Nova Conceição e Vila Olímpia, além da região da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Segundo a Prefeitura, aplicativos como “Restorando”* e “Grubster”* podem oferecer dicas para os turistas.

Um posto móvel do Consulado da Argentina foi montado no Parque Trianon, na região da Avenida Paulista, para dar orientações. Um dos alertas é a atenção à legislação brasileira, que proíbe o motorista dirigir depois de ingerir bebida alcóolica. A infração é passível de multa e, em alguns casos, o veículo pode ser apreendido.

“Não estamos desencorajando os torcedores argentinos a não irem na Vila Madalena, mas sim, apresentando outras alternativas para que as pessoas possam aproveitar a cidade da melhor maneira possível”

Além disso, quem não tem ingresso não deve ir à Arena Corinthians. A circulação de veículos nas proximidades do estádio também é restrita, com fechamento de vias importantes no dia do jogo. A administração alerta que a atividade dos cambistas é ilegal, e o torcedor corre risco de comprar um ingresso falso.

Torcedores com Ingresso

Se o torcedor tiver ingresso para o jogo, a orientação é usar o transporte público para ir ao estádio e desembarcar na estação de acordo com o tipo de entrada adquirida. Os torcedores que têm ingresso para a Entrada Oeste da Arena Corinthians, deverão desembarcar na estação Artur Alvim da Linha 3-Vermelha do Metrô.

Já os torcedores que tiverem ingressos para a Entrada Leste do estádio, deverão descer na estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô. Esses torcedores contarão ainda com a opção da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com trens expressos que sairão da Estação Luz até Corinthians-Itaquera. O “Expresso Copa” começa a circular às 9h e levará o torcedor até o estádio em 19 minutos.

Outra recomendação é que o torcedor se programe para chegar à Arena Corinthians com antecedência – o portão do estádio abre às 10h – e já comprar o bilhete de volta do trem ou do metrô. O torcedor também deve tomar cuidado com os seus ingressos, pois a Fifa não repõe as entradas perdidas ou furtadas no dia do jogo.

“Existe uma questão cultural do argentino, que mesmo sem ingresso, ele vai ao entorno para torcer, cantar e incentivar, o que será dificultado em Itaquera. Ao contrário dos outros estádios em que jogou no Brasil, o estádio de Itaquera fica afastado do centro, a 20 quilômetros e o cordão de isolamento, que funcionou bem em outros jogos, será reforçado. Então, quem não tem ingresso, não deve ir ao entorno do estádio, porque não se divertirá lá”, disse o secretário de Relações Internacionais.

Fan Fest

Assim como já tinha sido adotado no último jogo do Brasil, a Fifa Fan Fest terá seu perímetro de bloqueio para veículos particulares ampliado. Assim como a Radial Leste, que dá acesso a Arena Corinthians, ruas da região Central, no entorno do Vale do Anhangabaú serão fechadas para o tráfego de veículos particulares a partir das 7h.

O bloqueio abrangerá as ruas Xavier de Toledo, Liberó Badaró e Sete de Abril, a Praça Ramos de Azevedo e o Viaduto do Chá. A arena da Fan Fest também abrirá mais cedo que de costume, a partir das 9 horas.

O perímetro de informação da Fan Fest também será ampliado com equipes para alertar com antecedência os frequentadores, caso o espaço atinja a lotação máxima. Foi decidido, desde a última semana, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que a lotação máxima da Fan Fest é de 25 mil pessoas para garantir ainda mais conforto.

“O pedido mais importante é que a pessoa que não tem ingresso não vá ao estádio Itaquerão e se dirija a Fan Fest, que fica no Anhangabaú, que é uma região muito linda e a festa está bem organizada para atender os torcedores argentinos. Lá poderemos curtir muito o jogo”, disse o consul geral da Argentina em São Paulo, Agustín Molina Arambarri.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro