Prefeitura anuncia construção de 43 creches e criação de mais 12 mil vagas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 16/04/2024
 
11/07/2014 - 05h56m

Prefeitura anuncia construção de 43 creches e criação de mais 12 mil vagas

Agência Hoje 
Arquivo
Creche da Prefeitura no Jardim Wilma Flor, em Cidade Tiradentes
Creche da Prefeitura no Jardim Wilma Flor, em Cidade Tiradentes

São Paulo (Agência Hoje) - A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 10, a construção de 43 novas creches em 23 bairros de São Paulo e a criação de 12 mil vagas para crianças entre zero e três anos de idade. As obras preveem investimento total de R$ 222,4 milhões e deverão ser iniciadas em 90 dias, após o término do processo de licitação.

Cada uma das 43 unidades dos Centros de Educação Infantil terá uma média de 280 alunos, assistidos permanentemente por monitores treinados, professores da Secretaria Municipal de Educação, médicos, enfermeiras e especialistas. As construções fazem parte do Plano de Obras da Prefeitura, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação.

O edital de licitação foi publicado no Diário Oficial da Cidade de terça-feira, 8, e dividiu a concorrência em quatro lotes com 11 terrenos cada, com exceção do lote 3 que conta com dez terrenos. A empresa vencedora será aquela que apresentar o menor valor de proposta por lote de creches. A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para o próximo dia 31 de julho.

Veja os bairros que serão atendidos com as novas creches:

LOTE 1

- Grajaú

- Parelheiros

- Pedreira

LOTE 2

- Campo Limpo

- Rio Pequeno

- Vila Sonia

- Parque Bolounge

LOTE 3

- Anhanguera

- Vila Jacui

- Domingos Delgado

- Jaçanã

- Pirituba

- Ponte Rasa

- Tatuapé

- Tremembé

LOTE 4

- Cidade Líder

- Itaim Paulista

- José Bonifácio

- Parque do Carmo

- Ipiranga

- Sacomã

- Vila Curuçá

- Vila Jacuí 2

Mais 243 Creches

As creches terão tamanho padrão de 920 metros quadrados de área construída, noves salas, sendo três berçários e seis salas de mini grupos. As novas creches contam ainda com playground, brinquedoteca, elevador, refeitório e acessibilidade plena para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Outras três novas unidades previstas no edital, além de CEIs, funcionarão em conjunto com Escolas de Educação Infantil (EMEIs). Essas unidades contarão com 2.680 metros quadrados, dez salas, sendo uma de informática, três berçários, uma brinquedoteca e playground, também com acessibilidade plena.

Desde janeiro de 2013, a Prefeitura já entregou 26 novas creches e outras cinco unidades estão em andamento. Os investimentos neste período geraram 18,6 mil novas vagas. O Programa de Metas 2013-2016 prevê a criação de 243 novas creches, sendo que 71 novas unidades serão feitas com recursos próprios e parcerias com o Governo do Estado.

A Secretaria Municipal de Educação também trabalha com convênios para ampliar o número de matrículas. Atualmente, as 1.659 creches da rede de ensino da capital atendem a 222.495 alunos de zero a três anos. A fila de espera por creches na cidade em junho atingiu 128,5 mil crianças fora das salas.

Ao anunciar as obras, em visita a Zona Leste nesta quinta-feira, 10, o prefeito Fernando Haddad disse que o programa vai continuar em ritmo acelerado. “Pretendemos até final de agosto soltar três editais de construção de creches. Enquanto isso, as creches estão sendo construídas. Porque tem sempre mil interferências na entrega de creches, nós também estamos conveniando".

Segundo ele, o próximo passo é fazer mais convênios até atingir 15 mil vagas. "No ano passado, conveniamos 12 mil. E vamos cumprir a escala de conveniamento, construção para chegar até o final do governo”.

Veja AQUI o edital para construção das creches publicado no Diário Oficial

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro