Prefeitura decide criar empresa de ônibus para atender emergências - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
05/09/2013 - 06h14m

Prefeitura decide criar empresa de ônibus para atender emergências

Agência Hoje 
Heloisa Ballarini
Haddad anuncia estudos para criação de empresa municipal de ônibus para atender emergências
Haddad anuncia estudos para criação de empresa municipal de ônibus para atender emergências

São Paulo (Agência Hoje) - A greve de motoristas e cobradores que prejudicaram o transporte de 240 mil pessoas nesta quarta-feira, 4, levou o prefeito Fernando Haddad a mandar acelerar os estudos para criação de uma empresa municipal de ônibus que teria condições de  funcionar a qualquer momento, em situações de emergência.

O objetivo é viabilizar o funcionamento da nova empresa já no início de 2014, seguindo o mesmo formato da Operação Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transprte em Situação de Emergência), só que aperfeiçoada. A meta principal é impedir que a população seja prejudicada em caso de má prestação do serviço e a cidade viva momentos de tumulto.

Haddad comentou que o plano para a implementação da empresa já está em andamento. “É um estudo que eu já encomendei (ao Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes). Não uma companhia que absorvesse todo o sistema, como foi a antiga CMTC, mas uma companhia que, eventualmente, em casos como esse, teria condição de operar o sistema sem prejuízos para a população”.

Segundo o prefeito, a medida poderia ser tomada já no próximo ano. Sobre a viabilidade financeira do projeto, Fernando Haddad disse que o caso está em processo de avaliação. “Já tivemos reunião com o BNDES para saber da viabilidade técnica. A ideia não é voltar para o velho padrão da CMTC, mas você ter uma retaguarda para não ficar refém de empresas como essas”.

Haddad comentou também as ações já previstas para a melhoria do transporte público municipal. “A minha determinação para a SPTrans é soltar o edital da auditoria internacional neste mês e, até julho do ano que vem, nós vamos ter toda a transparência do sistema, das planilhas. O Conselho Municipal de Transporte e Trânsito vai estar de posse de todo o material. A CPI também terá concluído o seu trabalho. Ou seja, nós vamos procurar tomar a melhor decisão para a cidade”.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro