São Paulo, SP, 26/04/2024
 
13/09/2013 - 08h58m

Prefeitura lança Plano de Verão 2014 com 79 obras para evitar enchentes

Agência Hoje 
Luiz Guadagnoli
Alckmin e Haddad conferem no mapa do local onde serão construídas obras para evitar enchentes
Alckmin e Haddad conferem no mapa do local onde serão construídas obras para evitar enchentes

São Paulo (Agência Hoje) - A Prefeitura de São Paulo anunciou a instalação do Plano Verão 2014, para reduzir os problemas de alagamentos causados pelas chuvas em ruas do centro, marginais e bairros onde os transtornos são recorrentes. O trabalho de prevenção está incluindo 79 obras de microdrenagem, zeladoria e retirada de árvores, todas já contratadas.

O anúncio das medidas foi feito pelo prefeito Fernando Haddad. Na ocasião ele adiantou que dois mil semáforos serão reformados e recuperados e mil árvores com risco de cair serão substituídas nos próximos meses. As obras de drenagem e as ações de zeladoria também serão intensificadas. A população poderá acompanhar o andamento dos serviços pela internet, através de um novo site que será lançado em outubro próximo.

“O plano já está em execução. O que a administração podia fazer em seis meses, nós fizemos, que é melhorar os semáforos, a zeladoria e as obras de drenagem nos pontos de alagamento intransitáveis”, afirmou o prefeito, durante visita à região de São Miguel Paulista. O objetivo do plano é minimizar transtornos causados por alagamentos, queda de árvores e falhas na sinalização que prejudicam o trânsito na capital.

Reforma dos Semáforos

Para a reforma dos semáforos, foram selecionados quase dois mil cruzamentos cuja localização é estratégica para a fluidez do trânsito na cidade. Os equipamentos terão a fiação trocada e aterrada, novas caixas de passagem, vedação e no-breaks. Após a renovação, receberão um adesivo amarelo e identificação para permitir o acompanhamento de sua situação.

“A empresa responsável pela reforma dá garantia até o fim de 2016. E tem o compromisso de corrigir qualquer falha em até duas horas. Então o cidadão poderá cobrar a rapidez do conserto do semáforo reformado que eventualmente apresente algum problema”, explicou Haddad.

Para evitar a formação de pontos de alagamentos intransitáveis, a Prefeitura informou que está investindo R$ 150 milhões em obras de microdrenagem de médio prazo, que levam de quatro a seis meses para serem concluídas. Estas ações já foram licitadas e receberam ordem de serviço. Vão ajudar no escoamento mais rápido de águas em 79 pontos críticos da cidade.

Situação das Árvores

No período de chuvas, a queda de árvores provoca interrupções no fornecimento de energia elétrica e no tráfego de veículos, além de risco de atingir pedestres, motociclistas e motoristas. O Plano Verão prevê que mil árvores que estão doentes serão substituídas por novas mudas. Já em setembro, serão quase 300. “Fizemos um mapeamento do risco de queda por doença com laudo técnico de agrônomos. Os locais vão receber novas árvores”, disse o prefeito.

Como novidade, a Prefeitura anunciou um novo portal, onde o cidadão poderá acompanhar em tempo real as informações meteorológicas, como temperatura e possibilidade de chuvas em cada região da cidade. A situação das obras de microdrenagem, a reforma dos semáforos e a troca das árvores de forma também serão disponibilizadas em um mapa virtual.

O secretário de Comunicação da Prefeitura, jornalista Nunzio Briguglio, anunciou que pretende sistematizar as informações no portal de forma a manter o cidadão informado em tempo real com as tempestades de verão, sua duração e seus efeitos. "Vamos trabalhar principalmente a questão comportamental. Como enfrentar as tempestades de verão que invariavelmente são incisivas, mas são de curta duração".

Longo Prazo

O Plano Verão 2014 foi anunciado nesta manhã após a assinatura da autorização do Programa Parque Várzeas do Tietê, conjunto de intervenções de drenagem na Vila Itaim, Zona Leste da cidade. O sistema é composto de pôlder com reservatório, bombas e rede de microdrenagem para evitar o transbordamento do rio Tietê. Haverá ainda o reassentamento de 280 famílias e a instalação de 2,4 quilômetros de ciclovias. O programa será realizado por meio da compensação ambiental das obras na Marginal Tietê, com recursos do Governo do Estado.

“Nós acertamos com a Prefeitura a compensação ambiental da Marginal. Estamos usando este recurso da Dersa e o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) vai executar a obra em 12 meses”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Para Haddad, a cidade está recebendo um conjunto de obras de drenagem inédito, possibilitado pela parceria federativa. “Pela Prefeitura, já estão em execução os córregos Ponte Baixa, Água Preta e Cordeiro. Estamos licitando o Zavuvus e o Aricanduva. Se somarem as obras da Prefeitura, do Governo do Estado e do PAC, todas as regiões da cidade estão sendo beneficiadas pelo combate às enchentes. É um conjunto de medidas nunca visto na cidade”, afirmou.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro