Prefeitura promete instalar internet gratuita em 120 praças até dezembro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
13/06/2014 - 14h53m

Prefeitura promete instalar internet gratuita em 120 praças até dezembro

Agência Hoje 
Fabio Arantes
Após instalação de internet gratuita no Campo Limpo, Prefeitura corre para entregar mais 120 unidades em praças até dezembro
Após instalação de internet gratuita no Campo Limpo, Prefeitura corre para entregar mais 120 unidades em praças até dezembro

São Paulo (Agência Hoje) - A Prefeitura de São Paulo anunciou que vai instalar conexão de internet gratuita em 120 praças de bairros da capital até dezembro, sendo 24 ainda no mês de junho. O objetivo é criar uma rede capaz de atender a população em cada um dos 96 distritos.

O serviço vai funcionar seguindo o mesmo sistema instalado na quarta-feira, 11, na Praça João Tadeu Priolli, no bairro do Campo Limpo, na Zona Sul. Nos testes realizados na ocasião, foi possível obter velocidade máxima mesmo quando a conexão foi usada simultaneamente por 150 pessoas.

“A Prefeitura contratou serviços para instalação de internet gratuita em 120 praças. Neste momento estamos com 10 totalmente operacionais, até o final do mês serão 24 praças, e até o fim do ano teremos todas operando. É uma iniciativa inédita no Brasil para garantir internet gratuita para a população", disse o prefeito Fernando Haddad.

A conexão será sempre gratuita, com senha liberada para qualquer pessoa usar, sem limite de tempo. "Basta ter um smartphone ou tablet e utilizar a conexão”, afirmou Haddad.

De acordo com o prefeito, o novo serviço de internet funciona como um convite permanente para que as pessoas utilizem a praça. “Na medida em que as pessoas utilizem o serviço, vai ter muito mais gente frequentando a praça, o que garante um ambiente mais seguro”.

Os estudantes Maria Ricardo, Alan Antonio e Alessandro Marques experimentaram a novidade e gostaram. Com 13 anos de idade, eles acessam a internet sempre que têm oportunidade e aprovaram a possibilidade de ficar conectados também na Praça João Tadeu Priolli.

“Está funcionando direito. É diferente e bacana poder entrar na internet em um lugar de lazer aberto”, avalia Maria. O grupo integra o projeto Imprensa Jovem da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Millor Fernandes e conta que pretende divulgar o novo serviço para os colegas.

A distribuição dos pontos de internet livre atinge todos os distritos da Capital. “Queríamos levar este serviço também para a periferia. Então os 96 distritos terão pelo menos uma e teremos pontos também no centro, em locais de grande afluxo de pessoas”, explica o secretário de Serviços, Simão Pedro.

No momento, 22 praças estão em fase de implantação e 88 em projeto. A instalação de pontos da internet faz parte do Programa de Metas 2013 -2016 da Prefeitura de São Paulo (meta 73). Além da praça inaugurada na quarta-feira, outras nove já contam com a internet livre.

Veja onde já existe conexão de Internet Livre em São Paulo:

- Pateo do Colégio (Centro)

- Mercado Municipal (Cantareira)

- Praça Dilva Gomes Martins (COHAB 1)

- Largo do Japonês

- Praça Benedito Calixto

- Largo de Moema

- Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha (Parque Lina e Paulo Raia)

- Parque do Nabuco

- Praça Floriano Peixoto.

A internet gratuita instalada funciona 24 horas e oferece conexão suficiente para a navegação eficiente, inclusive para assistir vídeos, baixar e subir arquivos. Para se conectar, o usuário deve clicar na rede Wi-Fi Livre SP e efetuar a autenticação por meio do browser (navegador de internet) instalado no celular. A conexão chega à praça por fibra ótica e tem velocidade de 512 Kbps efetivos por usuário para download e upload.

O contrato firmado pela Prefeitura prevê controle de qualidade, estabilidade de conexão e garantia de banda. A infraestrutura instalada deve assegurar o acesso à Internet por meio de dispositivos de diversos tipos, como celulares, tablets e notebooks. O investimento da Prefeitura será de R$ 27,5 milhões.

Todos os dados que circularem na rede serão protegidos por confidencialidade e não haverá qualquer restrição no conteúdo acessado. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor. As redes possuem um sistema de gestão que permite detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro