Prefeitura recorre contra inspeção veicular; Controlar reabre e atende em 16 centros - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
16/10/2013 - 20h59m

Prefeitura recorre contra inspeção veicular; Controlar reabre e atende em 16 centros

Agência Hoje 
Arquivo
Técnicos verificam nível de emissão de poluentes em inspeção veicular
Técnicos verificam nível de emissão de poluentes em inspeção veicular

São Paulo (Agência Hoje) - A Prefeitura de São Paulo divulgou nota oficial nesta quarta-feira, 16, anunciando que vai recorrer da decisão judicial que determinou a retomada dos serviços de inspeção veicular pela empresa Controlar. O documento informa também que a aprovação dos veículos na inspeção voltará a ser obrigatória para o licenciamento.

Em termos duros, a Prefeitura afirma que lamenta ser obrigada "a manter vínculo contratual com uma empresa condenada em segunda instância por improbidade administrativa" e acusa a Controlar e seus diretores de ter praticado irregularidades que prejudicaram a administração pública, "inclusive por ação criminosa".

A liminar que permite a Controlar retomar os serviços de inspeção veicular foi concedida pelo juiz Paulo Baccarat Filho, da 11ª Vara da Fazenda Pública. Em obediência, a Prefeitura confirma que publicará na edição do Diário Oficial, nesta quinta-feira, 17, portaria retomando a programação dos serviços em 2013, tornando-a obrigatória para o licenciamento.

Veja a nota oficial divulgada pela Prefeitura de São Paulo a respeito do assunto:

Nota de esclarecimento - Inspeção veicular

A Prefeitura vai recorrer da decisão liminar proferida pelo juiz Paulo Baccarat Filho (11ª Vara da Fazenda Pública) e lamenta que a administração municipal seja obrigada a manter vínculo contratual com uma empresa condenada em segunda instância por improbidade administrativa neste mesmo contrato. Além disso, a empresa responde na Justiça por outras irregularidades, inclusive por ação criminosa, por seus diretores, na integralização de seu capital (Processos nºs 0005973-29.2013.8.26.0050, 0061562-11.2010.8.26.0050, 9169027-28.2000.8.26.0000 e 0044586-80.2011.8.26.0053)

Em cumprimento à referida decisão judicial, a administração municipal vai publicar amanhã, no Diário Oficial da Cidade, uma portaria retomando a programação da inspeção veicular de 2013. A aprovação do veículo na inspeção voltará a ser obrigatória para o licenciamento.

A Prefeitura de São Paulo continuará trabalhando para defender o interesse dos munícipes e lembra que entra em vigor em 2014 o novo modelo de inspeção veicular, mais eficiente e sem a cobrança de taxas.

Ainda devido à decisão judicial, os proprietários de veículos devem proceder da seguinte forma:

- Aqueles que estavam agendados para os dias 14, 15 e 16 de outubro deverão fazer um novo agendamento com a empresa Controlar.

- Aqueles que estavam agendados do dia 17 de outubro em diante devem comparecer no horário marcado para suas inspeções

- Aqueles que ainda não realizaram suas inspeções de 2013 devem proceder com o agendamento.

O sistema de reembolso para os veículos aprovados na inspeção de 2013 continua funcionando sem alteração e pode ser acessado pelo portal www.prefeitura.sp.gov.br  .

Porém, devido à decisão judicial que revogou a suspensão, não haverá mais reembolso para aqueles que pagaram a taxa mas não realizaram a inspeção veicular em 2013.

CONTROLAR ANUNCIA REABERTURA DE 16 CENTROS DE INSPEÇÃO

São Paulo (Agência Hoje) - A empresa Controlar também distribuiu nota de esclarecimento a respeito da retomada dos serviços de inspeção veicular, determinada pela Justiça, e confirmou que a partir desta quinta-feira, 17,  os seus16 centros de inspeção serão reabertos em São Paulo para atender os proprietários de veículos.

Veja a íntegra da nota de esclarecimento distribuída pela Controlar:

JUSTIÇA DETERMINA VOLTA DA INSPEÇÃO VEICULAR

Por decisão liminar do juiz Paulo Baccarat Filho, da 11ª Vara da Fazenda Pública, a prestação do serviço de inspeção prestado pela Controlar será retomada e os 16 Centros de Inspeção reabertos.

Para a devida retomada dos serviços aguardamos apenas as providências técnicas de competência da Prefeitura de São Paulo.

Na decisão, que mantém o programa de inspeção ambiental veicular vigente o juiz afirma: “Trata-se de serviço essencial à saúde dos munícipes, como notoriamente reconhecido, posto que se mostra eficiente meio e método de controle ou de minimização da poluição ambiental, o qual deve ser preservado enquanto se está a discutir o direito das partes.”

A Controlar sempre confiou no reconhecimento de seus direitos pela Justiça e na retomada de um Programa, aprovado por 90% da população, de acordo com pesquisa Datafolha, realizada em setembro de 2013.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro