Prefeitura retira 186 moradores de rua que vivem no Parque Dom Pedro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
11/09/2014 - 10h31m

Prefeitura retira 186 moradores de rua que vivem no Parque Dom Pedro

Agência Hoje 
Arquivo
Com retirada pacífica dos moradores de rua, Prefeitura promete recuperar Parque Dom Pedro
Com retirada pacífica dos moradores de rua, Prefeitura promete recuperar Parque Dom Pedro

São Paulo (Agência Hoje) - Equipes do Programa “Autonomia em Foco”, da Prefeitura de São Paulo, iniciaram nesta quinta-feira, 11, a retirada pacífica de 186 pessoas que estavam vivendo como moradores de rua na área do Parque Dom Pedro II, no centro. Todos serão encaminhados para dois hotéis das proximidades.

A saída foi acertada previamente com os moradores e tem o objetivo de iniciar um processo de reinserção social, facilitado pela situação das pessoas, a maioria com emprego firme e estão próximas da autonomia plena. A desmontagem das barracas marcará o fim das 17 ocupações de parques e praças na cidade.

Agora, as 186 pessoas serão encaminhadas para dois hotéis recém-reformados, um no Pari e outro no Glicério, que funcionarão como um novo tipo de abrigo, gerido por uma entidade conveniada, mas com mais autonomia dos moradores. O grupo será responsável pela própria alimentação e pela limpeza de seus quartos.

As crianças e adolescentes terão garantidas vagas em creches, escolas e no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente no contraturno escolar. Os beneficiados poderão fazer cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e terão ajuda no encaminhamento profissional para o mercado de trabalho.

A iniciativa surgiu após agentes da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos verificarem que o espaço era ocupado prioritariamente por famílias com problemas habitacionais, com pouca ou nenhuma dependência química.

Para o hotel no Pari (Rua Edu Chaves, 164) serão encaminhadas 119 pessoas, sendo 36 famílias com 88 adultos e 31 crianças e adolescentes, além de 19 solteiros. Para o Glicério (Rua dos Estudantes, 505) irão 67 pessoas, sendo 40 famílias com 57 adultos, seis crianças, dois adolescentes e dois recém-nascidos.

A ação iniciada nesta quinta-feira, 11, contará com o encaminhamento dos beneficiados aos hotéis, para onde poderão levar seus pertences pessoais. Móveis e objetos deixados para trás poderão ser retirados posteriormente de um depósito da Subprefeitura Sé.

O desmonte das barracas será feito após a saída dos grupos de pessoas, numa operação que envolve, além da Smads, a Secretaria de Direitos Humanos, a Subprefeitura Sé, CET, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria de Serviços. Depois da desocupação, o alambrado do local será removido e o parque será devolvido para uso da sociedade, com ronda da GCM para evitar novas ocupações.

O novo acolhimento atenderá ainda 14 pessoas que participavam do programa “De Braços Abertos” que, em razão da evolução do tratamento, já estão empregadas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro