Prefeituras têm prazo até dia 30 para prestar contas de recursos recebidos do FNDE em 2013 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
21/04/2014 - 10h51m

Prefeituras têm prazo até dia 30 para prestar contas de recursos recebidos do FNDE em 2013

Agência Hoje 
Reprodução
Gestores que receberam recursos do FNDE para aplicar no transporte escolar precisam prestar contas até 30 de abril
Gestores que receberam recursos do FNDE para aplicar no transporte escolar precisam prestar contas até 30 de abril

Brasília (Agência Hoje) - O prazo para os gestores educacionais das Prefeituras prestarem contas de recursos recebidos em 2013 dos programas educacionais gerenciados pelo FNDE termina no próximo dia 30 de abril. O não cumprimento vai provocar a suspensão automática de outros repasses.

De acordo com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) os três setores que exigem a prestação de contas até o final de abril são o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Gestores que receberam recursos desses programas no ano passado precisam encaminhar os dados por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC/Contas On-line), disponível no portal eletrônico do FNDE. Quem não cumprir esse prazo pode ter os recursos dos programas suspensos até regularizar a situação.

No caso dos programas de alimentação e transporte escolar, as contas dos entes federativos serão analisadas inicialmente por conselheiros de controle social. Os conselhos têm até o dia 14 de junho para registrarem seus pareceres, aprovando ou não as contas, no Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon) do FNDE. Já as contas do PDDE são analisadas diretamente por técnicos da autarquia.

Pnae

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

Pnate

O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) consiste na transferência automática de recursos financeiros, sem necessidade de convênio ou outro instrumento congênere, para custear despesas com reforma, seguros, licenciamento, impostos e taxas, pneus, câmaras, serviços de mecânica em freio, suspensão, câmbio, motor, elétrica e funilaria.

Inclui ainda recuperação de assentos, combustível e lubrificantes do veículo ou, no que couber, da embarcação utilizada para o transporte de alunos da educação básica pública residentes em área rural. Serve, também, para o pagamento de serviços contratados junto a terceiros para o transporte escolar.

PDDE

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.

Recursos buscam colaborar com a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos e também de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro