Presidente de Vanuatu, no Pacífico Sul, pede ajuda mundial para reconstruir o país - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
16/03/2015 - 09h23m

Presidente de Vanuatu, no Pacífico Sul, pede ajuda mundial para reconstruir o país

Agência Lusa 

Sendai (Japão) - O presidente de Vanuatu, no Pacífico Sul, disse nesta segunda-feira (16) que a nação precisa da ajuda do mundo para reconstruir “tudo”, dias depois de ter sido atingida pelo maior ciclone registrado até hoje.

“A necessidade de ajuda humanitária é imediata, precisamos dela agora”, disse Baldwin Lonsdale à AFP, quando se preparava para voltar para casa depois de ter participado da 3ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução de Riscos de Desastres, no Japão.

“Em longo prazo, precisamos de apoio financeiro, de assistência, para começar a reconstruir a nossa infraestrutura - temos de construir tudo”, afirmou. Para o presidente, as alterações climáticas “contribuíram” para o poder devastador do Ciclone Pam, que arrasou aldeias inteiras do arquipélago.

O Pam atingiu o pico na sexta-feira (13) à noite, registrando ventos, em média, de 250 a 270 quilômetros por hora (km/hora). Na capital, Port Vila, o ciclone tropical chegou a atingir rajadas de 340 km/hora.

O arquipélago de Vanuatu, composto por mais de 80 ilhas que se estendem entre Fiji e Nova Caledônia, é um dos países mais pobres do mundo e um paraíso fiscal.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro