São Paulo, SP, 28/03/2024
 
04/11/2014 - 09h27m

Presidente do Banco Mundial pede à Ásia que ajude a África para combater o ebola

Agência Lusa 

Seul - O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, pediu nesta terça-feira (4) à Ásia que envie profissionais de saúde treinados para a África Ocidental, atingida pelo ebola. Ele advertiu que colocar o foco em um controle fronteiriço mais rigoroso não é solução.

“Apelei aos países da Ásia para oferecer profissionais de saúde treinados para ajudar a conter o ebola a partir da fonte”, disse Jim Yong Kim aos jornalistas em Seul, agradecendo os esforços feitos pela Coreia do Sul, a China e o Japão no envio de pessoal ou equipamentos médicos para combater o vírus.

A Ásia tem uma riqueza em termos de pessoal médico. Eles podem estar “entre os heróis que são agora necessários na linha de frente”, afirmou, acrescentando que muitos países asiáticos “que poderiam ajudar, simplesmente não o fazem – especialmente no que diz respeito ao envio de profissionais de saúde”.

“Focar apenas no controle fronteiriço não é a resposta adequada. O mundo precisa apagar o fogo porque caso não o faça, o ebola pode propagar-se a qualquer outro país, incluindo a Ásia”, alertou o presidente do Banco Mundial.

O continente tem de enviar “equipes de profissionais de saúde treinadas” para os três países mais afetados – a Guiné-Conacri, a Libéria e Serra Leoa –, disse. Ele lembrou que apenas 30 equipes de todo o mundo foram enviadas até agora para o epicentro da crise.

O Banco Mundial advertiu para perdas econômicas catastróficas como resultado do surto de ebola na África Ocidental, onde o vírus já causou quase 5 mil mortes.

A Organização Mundial da Saúde sinalizou mais de 13 mil casos, mas admitiu que o número real pode ser muito maior.

No início de outubro, o Banco Mundial juntou-se à OMS e à Missão das Nações Unidas para a Resposta de Emergência contra o Ebola (Unmeer, em inglês) na definição do objetivo 70/70/60: isolar e tratar 70% dos casos de ebola na África Ocidental e enterrar com segurança 70% das vítimas em um prazo de 60 dias.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro