Presidente e maior acionista do Banco Santander, Emilio Botín, morre de infarto - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
10/09/2014 - 12h12m

Presidente e maior acionista do Banco Santander, Emilio Botín, morre de infarto

Agência Hoje* 
Reprodução
Emilio Botín, presidente do Banco Santander, morre aos 79 anos, em Madrid, Espanha
Emilio Botín, presidente do Banco Santander, morre aos 79 anos, em Madrid, Espanha

São Paulo (Agência Hoje*) - O presidente do Banco Santander, Emilio Botín, morreu na noite desta terça-feira, 9, em Madrid, Espanha, vítima de infarto fulminante. O empresário tinha 79 anos e desde 1986 dirigia o banco, fundado pelo seu avô. O Conselho de Administração deverá indicar o substituto até o final da semana.

Casado com Paloma O'Shea Artiñano, Emilio Botín deixa seis filhos. A mais velha, Ana Patricia Botín, dirige as empresas do grupo em Londres, através da Santander UK. A família prepara o sepultamento que deverá ocorrer nesta quarta-feira, 10, em Madrid, na presença da maioria dos familiares, surpreendidos com a notícia.

O Banco Santander chegou ao Brasil em 1997, ao comprar o Banco Geral do Comércio. Em 1998, adquiriu o controle do Banco Noroeste e no ano 2.000 assumiu o Banco Meridional e o Banco Bozano Simonsen. O grande passo, no entanto, foi dado no leilão do Banespa, quando Botín apresentou um lance de R$ 7,5 bilhões, mais que o dobro das propostas de Bradesco e Itaú.

Atualmente, o Santander tem mais de quatro mil pontos de atendimento no Brasil, com atuação em todos os Estados. No mundo, dispõe de 14.679 agências, onde trabalham 191 mil funcionários para atender mais de 100 milhões de clientes e mais de três milhões de acionistas. No mercado mundial, seu grande lance foi a compra do ABN Anro Bank, que no Brasil controlava o Banco Real, por mais de 7 bilhões de euros, cerca de R$ 20 bilhões.

Nos últimos dias circulavam boatos de que as operações do Banco Santander no Brasil seriam vendidas para o Bradesco. Tanto o Santander, quanto o Bradesco se negaram a falar sobre o assunto.

* Com informações da Agência Hoje Internacional

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro