Preso principal líder de camponeses que atacam "brasiguaios" - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
28/05/2012 - 23h11m

Preso principal líder de camponeses que atacam "brasiguaios"

Agence France Presse 
©AFP / Norberto Duarte
Camponeses atravessam plantação de soja de 'brasiguaios' em Alto Paraná, no Paraguai
Camponeses atravessam plantação de soja de 'brasiguaios' em Alto Paraná, no Paraguai

ASUNCIÓN, Paraguai (AFP) - Victoriano López, líder de grupos camponeses do Paraguai que exigem terras na Tríplice Fronteira com Brasil e Argentina, foi capturado por policiais em Assunção, segundo informou um relatório policial nesta segunda-feira.

López, líder dos "carperos" (agricultores que vivem em barracas nas terras que pretendem ocupar), é acusado por um juiz pelo crime de invasão de imóvel e coação.

O grupo de camponeses exige do governo paraguaio a entrega de milhares de hectares de terras fronteiriças que estão ocupadas e exploradas por ricos fazendeiros originários do Brasil, conhecidos como "brasiguaios".

"É parte de uma perseguição política. É a consequência de nossa luta contra essa gente poderosa", disse López a jornalistas.

Partidários de López anunciaram protestos para conseguir sua libertação.

Sua prisão ocorreu quando se encaminhava para se reunir com o titular do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra (Indert) para discutir uma disputa por terras de Ñacunday, no departamento de Alto Paraná (sudeste), considerado o mais rico do Paraguai e em poder dos "brasiguaios".

Segundo López, cerca de 167.000 hectares das terras pertencem ao Estado, e foram negociadas por militares e ex-colaboradores do regime do ditador Alfredo Stroessner (1954/89) para serem revendidas a colonos brasileiros.

López assegura que o principal favorecido pelas ricas terras do Paraná é Tranquilo Favero, um brasileiro nacionalizado paraguaio e mais conhecido no Paraguai como "o rei da soja", com cerca de 400.000 hectares no departamento.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro