Primavera dos Livros no Museu da República no Rio vai até domingo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
24/10/2013 - 08h50m

Primavera dos Livros no Museu da República no Rio vai até domingo

Agência Brasil/Akemi Nitahara 
LIBRE/Reprodução
Primavera do Livro está em sua 13ª edição
Primavera do Livro está em sua 13ª edição

Rio de Janeiro - A Primavera dos Livros chega hoje (24) à décima terceira edição e oferece aos visitantes um jardim histórico repleto de publicações, com atividades culturais para todas as idades, lançamento de autores e 15 mil títulos à venda, com desconto de até 50%. As obras de literatura, ficção, poesia, ensaio, pesquisa e literatura infantil poderão ser vistas até domingo (27), no Museu da República, no Catete.

O presidente da Liga Brasileira de Editores (Libre) – organizadora da mostra –, Haroldo Ceravolo Sereza, explica que a feira conta com a participação de 100 editoras, o que torna a Primavera dos Livros o maior evento editorial independentes do país, segundo ele. “A Primavera dos Livros é uma feira muito importante porque reúne algumas das melhores editoras do país mas que são editoras independentes. A gente pensa independente como independente de grandes grupos empresariais, especialmente editoriais e de comunicação”, disse.

De acordo com Ceravolo Sereza, a ideia da feira é fazer um contraponto à Bienal do Livro, com condições de exposição e visibilidade semelhantes entre os participantes. “A gente acredita que o espaço do livro fica mais forte quando essa ideia de igualdade está presente também na exposição para o leitor final, porque a gente acha que essas editoras fazem correr pelo Brasil uma ideia que é muito importante para o mundo do livro e cada vez mais importante nos dias de hoje, que é a ideia de 'bibliodiversidade'”.

Ele explica que o propósito surgiu como um conceito importante entre as editoras independentes, por dar espaço para novas formas de pensar. “Essa ideia surgiu na América Latina, provavelmente criada por editores chilenos, e é um conceito que mobiliza os editores independentes do mundo hoje. Os editores independentes são responsáveis por criar esse espaço de muitas vozes participando do debate, contra a ideia dos best-sellers que orientam os mercados.”

Os homenageados desta edição, com leituras dramáticas e bate-papos, são o poeta Vinícius de Moraes e o cronista Rubem Braga, que completariam 100 anos, e o jogador Mané Garrincha, que faria 80 anos. No sábado (26), haverá um debate sobre biógrafos e biografados, dentro da polêmica sobre o direito à liberdade de expressão e as biografias não autorizadas.

No ano passado, a Primavera dos Livros recebeu cerca de 30 mil pessoas e para este ano a estimativa de público é 50 mil. A programação completa está disponível no site www.libre.org.br.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro