Primeira Cúpula Humanitária da ONU reúne mais de 50 líderes mundiais em Istambul - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
23/05/2016 - 09h33m

Primeira Cúpula Humanitária da ONU reúne mais de 50 líderes mundiais em Istambul

Agência Lusa 

Istambul - A cidade turca de Istambul recebe a 1ª Cúpula Humanitária Mundial (WHS, a sigla em inglês), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os principais desafios mundiais e resposta às crises.

Mais de 50 líderes mundiais dos quatro continentes e mais 5 mil intervenientes participam do encontro, entre eles a chanceler alemã Angela Merkel, que deverá manter contato com o novo primeiro-ministro turco, Binali Yildirim.

No encontro está previsto o lançamento do Grande Pacto, uma proposta das Nações Unidas sobre ajuda humanitária, incluída no relatório de janeiro entregue ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon - “Demasiado importante para falhar: abordar as necessidades do financiamento da ajuda humanitária”.

A União Europeia já anunciou que vai pedir, durante a cúpula, a criação de uma parceria global destinada a melhorar a eficácia do sistema de ajuda humanitária.

O programa deste primeiro encontro humanitário mundial prevê ainda a realização de 15 sessões especiais sobre temas como os desafios da educação à proteção de jornalistas e o o desenvolvimento de iniciativas estratégicas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro