Primeiro ataque do grupo islâmico Boko Haram no Lago Chade deixa dez mortos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
13/02/2015 - 11h58m

Primeiro ataque do grupo islâmico Boko Haram no Lago Chade deixa dez mortos

Agência Lusa 

Ndjamena, Chade - O primeiro ataque do grupo radical islâmico Boko Haram em território chadiano, em uma localidade no Lago Chade, deixou dez mortos, segundo a imprensa local. Os combatentes do Boko Haram alcançaram Ngouboua em botes a partir da cidade nigeriana de Baga, e mataram pelo menos dez pessoas, entre as quais o chefe da aldeia, na sequência do ataque que teve como alvo a área residencial e um quartel das Forças Armadas do Chade.

O Exército do Chade iniciou uma operação de perseguição aos autores do ataque, que coincide com uma operação multinacional liderada pela Nigéria e pelo Chade para expulsar o Boko Haram das suas áreas de influência no Nordeste do país.

O Chade, que tem uma das forças armadas mais poderosas da região, efetuou nos últimos dias vários ataques aéreos contra posições do Boko Haram.

Assim, as tropas chadianas reconquistaram a localidade nigeriana de Gamboru, onde mataram 250 supostos membros da organização radical islâmica, após dois dias de intensos combates na fronteira entre a Nigéria e Camarões.

Em represália, o Boko Haram intensificou as incursões no Níger e Camarões, como a da semana passada na localidade camaronesa de Fotokol, onde degolou e assassinou cerca de 100 civis.

Recentemente, a União Africana autorizou uma força regional de 7.500 soldados para combater os radicais islâmicos, que pretendem criar um estado islâmico no Norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário do Sul, de maioria cristã.

Desde 2009, a atividade de guerrilha do Boko Haram causou 13 mil mortos e 1,5 milhão de deslocados na Nigéria e atinge agora os países vizinhos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro