Primeiro filme da saga Harry Potter completa 13 anos de lançamento - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
17/11/2014 - 11h11m

Primeiro filme da saga Harry Potter completa 13 anos de lançamento

Agência Hoje 
Reprodução

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - Harry Potter é uma saga baseada nos livros homônimos da autora britânica J.K. Rowling. O primeiro filme, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” estreou nos cinemas no dia 16 de novembro de 2001, tendo a maior bilheteria do ano, e a segunda maior até então, arrecadando $974.733.550 dólares.

O primeiro livro da saga de J.K. Rowling foi lançado em 1997 e, devido à grande popularidade e sucesso comercial que ele alcançou não só no Reino Unido, mas também no mundo todo, a autora vendeu os direitos da sua história para a empresa Warner Bros, em 1999, para a produção de filmes.

Hoje, os livros já foram traduzidos para 64 línguas e mais de 120 milhões de cópias foram vendidas, sendo que a coleção completa já ultrapassa a marca das 600 milhões de vendas, o que acabou tornando J.K.  a autora mais bem sucedida no mundo da literatura.

Por exigência de J.K., o elenco escolhido para os filmes foi inteiramente britânico, com exceção de Richard Harris, que interpretou Albus Dumbledore. Assim, como atores principais surgiram os nomes Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint.

Enredo

A saga conta a história de Harry Potter, um garoto órfão que, por conta disso, mora com os tios. Quando ele completa 11 anos, ele descobre que é um bruxo conhecido no mundo mágico por ter sobrevivido ao ataque do bruxo das trevas Lord Voldemort, responsável pela morte de seus pais.

Em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, ele é enviado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para começar seu treinamento, depois de comprar material escolar em uma rua de bruxos escondida, o Beco Diagonal, e embarcar no trem através da Plataforma 9 3⁄4 na Estação de King's Cross.

No trem conhece Ron Weasley, que vem de uma família de bruxos pura, e Hermione Granger, filha de pais trouxas (não-bruxos). Na escola, os alunos são divididos em quatro casas: Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina. Harry, Ron e Hermione são colocados na Grifinória pelo Chapéu Seletor.

Os três, durante suas aventuras, descobrem que a pedra filosofal, que tem o poder de imortalidade, está escondida na escola. Eles resolvem, então, procurá-la para guardá-la, pois desconfiam de que um professor está tentando roubá-la. No meio do caminho, porém, Harry acaba se encontrando com Voldemort e eles iniciam uma batalha.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro